ANO 2007

Neste ano tivemos um projeto de monitores para auxiliar no LIE, idealizado pela Professora Sônia, os alunos da manhã eram treinados para virem em um dia semanal em turno contrário.(projeto abaixo)

As 7ª séries se destacaram com o projeto "Maravilhas do Mundo" com a professora Míriam de Português, através de pesquisas os alunos elaboraram slides  sobre as maravilhas apresentando no datashow para os colegas.

Nesse ano tivemos também vários projetos em inglês, as 7ªs séries elaboraram Home Page, na língua inglesa contendo a apresentação pessoal: idade, profissão dos pais, cidade e país onde vive, escola onde estuda, etc. com inserção de fotos e imagens. As 8ª séries criaram um Clip Musical usando o editor de slides os alunos elaboraram e apresentaram um clip (música, imagens e texto) e tradução da música.
A turma 43 da professora Juleide, no turno da manhã, elaborou foldes sobre o Meio Ambiente a partir de estudos feitos na sala, visitação ao bairro e observações individuais. Para elaboração do folder foram explorados diferentes recursos computacionais (configuração de página, imagem, texto, marcadores, etc) e exploramos, linguagem escrita e a composição estética.
 


Em outubro tivemos o almoço para toda a comunidade (07/10)  que contou com a colaboração dos professores do LIE na elaboração de slides para apresentação no almoço sobre as atividades em desenvolvimento na escola. No dia 15 de outubro também participamos com a organização da homenagem ao professor.



Escola M.E.F.Profª. Marianinha Queiroz
Laboratório de Informática Educativa- 2007

Projeto: Campanha da Fraternidade- Amazônia – Meio Ambiente

Séries :1º ano à 4ª série do Ensino Fundamental
Coordenadora Pedagógica: Ivonete B. de Lima
Coordenadora do LIE: Vera E. Medeiros
Professora Artes: Carmen R. Rech
Professora da Biblioteca: Belisária Vargas Vieira

DESCRIÇÃO DO PROJETO:
Projeto de Educação Ambiental envolvendo todas as disciplinas juntamente com a Biblioteca, Artes e Informática a partir do tema da Campanha da Fraternidade-2007- Amazônia.
O projeto foi esboçado com a coordenadora pedagógica da escola, com a coordenadora do LIE, da professora de Artes, da bibliotecária e da professora regente de cada turma. Combinamos que todos os alunos teriam uma introdução sobre o assunto e após os próprios alunos delimitariam temas de seu interesse para a continuação do projeto.


OBJETIVOS:
Partindo do tema da Campanha da Fraternidade-2007, a Amazônia, nosso maior objetivo é a conscientização e reflexão da nossa comunidade escolar quanto à questões ambiental e social que ameaçam seriamente nosso planeta.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
1-Reconhecer o tema da Campanha da Fraternidade 2007- Amazônia;
2- Reconhecer a importância da Amazônia, como maior floresta do mundo com várias espécies de animais e vegetais;
3- Construir mais conhecimentos sobre a riqueza da biodiversidade, física, social e do folclore dessa região;
4- Conscientizar e mobilizar toda a comunidade educativa sobre a importância dos cuidados com o meio ambiente;
5- Sentir-se um Ser como parte integrante do meio ambiente e não centro deste;

6- Proporcionar aos educandos um maior conhecimento sobre a vida animal e suas principais características : alimentação, reprodução, ataque- defesa , características físicas, hábitos e curiosidades, bem como desenvolver atitudes de respeito que devemos ter por eles;
7- Desenvolver atitudes de respeito pelo “EU”, pelos outros e pelo meio ambiente, entendendo que respeito é um estado de consciência que nasce da percepção do valor de todas as coisas.




ETAPAS:

Sala de aula

- Introdução ao tema com questionamento sobre o que os alunos já sabem sobre o assunto e o que gostariam de saber mais;
- Reconhecimento da Região Norte – Mapas;
- Leitura de textos sobre o assunto;
- Elaboração de um livrinho individual com toda a produção realizada durante o projeto;
- Construção de textos coletivos e individuais;
- Um amazonense na Escola;
-Passeios pelo entorno da Escola e outros (Codeca, Samae, Jardim Botânico etc..) ;
-Criação do grupo “Guarda do Meio-ambiente”;
-Músicas (Planeta Blue, Depende de nós), lendas da Amazônia.

Biblioteca:

-Documentário sobre a campanha da Fraternidade;
- Documentários sobre a Amazônia e meio ambiente;
-Música: Depende de nós – Reflexão e discussão elaboração de painel;
- Leitura de poemas e trovas sobre o meio ambiente com novas criações;
-Releitura e discussão do Livro “O Criador”;
-Elaboração de um livrinho com todas as trovas e poesias criadas;
- Leituras e reflexões sobre o assunto;
- Filmes: Tainá, Tainá 2, Era do Gelo, Os Sem Floresta, O Jardim Botânico.

Laboratório de Informática

- Apresentação sobre o tema no LIE através de slide com imagens e informações sobre a Amazônia;
- Slides de Lendas com atividades de português e matemática;
- Caça- Palavras;
- Desenhos e digitação;
-Vídeos diversos;
-Pesquisas em páginas salvas da Internet, simulando a navegação;
-Impressão dos trabalhos para os livrinhos de cada turma.

Artes

Releitura de imagens a partir da obra de Tao - Sigulda;
- Teatro de fantoches;
- Elaboração de painéis;
- Desenhos diversos com vários suportes;
- Pintura em pedras (animal de poder).



1º ANO- FAUNA BRASILEIRA

Informática – Slides com imagens da Amazônia, salientando a letra A.
Formas geométricas na criação de desenhos.
Vídeos de animais. Atividades de contagem. Desenhos diversos.
Apresentação, Vídeos, Tux Paint e Pintura.
Artes - Elaboração de painéis representando a floresta amazônica com alguns de seus animais mais conhecidos.
Teatro de Fantoches de animais.
Biblioteca : - Miniteatro Ecológico – O jardim Botânico. 1º ano.


2º ANOS – MEIO AMBIENTE – ANIMAIS

Informática –Slide sobre a Amazônia e Lenda do Guaraná. Slides sobre animais. Vídeos de enciclopédia virtual com exemplos de cada classe de animais. Desenhos no Editor de Desenho. Ditado de palavras. Montagem de quebra-cabeças.

Pintura – Apresentação – Vídeos – Editor de texto – Tux Paint.
2º séries – Preservação da Natureza
Informática: Slides sobre a Amazônia, Lendas da vitória-régia e guaraná. Slide “Coisas Simples que podemos fazer para ajudar a salvar o mundo”. Navegação nas páginas salvas da Internet das obras de Tao Sigulda. Digitação de textos. Criação de desenhos. Quebra-cabeça.
Artes – Dobradura de animais. Leitura e releitura de imagens (Tao Sigulda). Fantoches de palitos para dramatizar. Elaboração de um livrinho com a produção de desenhos.


3ª SÉRIES- MEIO AMBIENTE E ECOLOGIA

Informática - Slide sobre a Amazônia. Atividade de completar siglas dos estados que fazem parte da Amazônia.
Elaboração de texto explicando por que é importante preservar a Amazônia. Criação de desenho.
Slides sobre as lendas da Amazônia com atividades de ortografia e caça palavras.
Digitação de conselhos sobre o meio ambiente para ser distribuído em passeio pela comunidade.
Criação dos textos para as imagens do livro “O criador”.
Apresentação – Editor de Texto – Pintura - Planilha
Slide: “Coisas Simples que podemos fazer para salvar o mundo” - Anotação dos principais conselhos que falam da nossa realidade. Escolher um slide para ilustrar com um desenho.
Lenda da Vitória Régia – Atividade – Palavras monossílabas, dissílabas e trissílabas. Caça palavras.
Slide “Lenda do Guaraná” - Atividade. Classificação das palavras quanto ao número de sílabas.

Biblioteca – Documentários – Leituras – Criação de trovas e poemas para montagem de um livro.

4ª SÉRIES – POVOS DA AMAZÔNIA

Informática: Slide sobre a Amazônia e Lendas ( Guaraná e Vitória Régia). Atividades quanto ao nº de Sílabas. Caça Palavras. Pesquisa orientada em páginas previamente salvas na Internet e disponibilizada na rede, sobre as tribos da Amazônia. Elaboração de textos e desenhos.

Apresentação – Firefox – Editor de Texto – Tux Paint e Pintura


Artes - Filme: Tainá 2

Meditação ativa (orientada para encontrar o seu animal de poder).
- Pintura do animal de cada um na pedra.
- Pesquisa do significado do seu animal de poder, características etc...
Biblioteca – Documentários – Leituras – Criação de trovas e poemas para montagem de um livro.



AVALIAÇÃO

A avaliação será processual, tal qual o processo de aprendizagem. Observado a participação, o interesse e a interação. O professor terá participação neste processo sempre que necessário como mediador, principalmente com aquelas crianças que apresentam mais dificuldades. Respeitando as diferenças individuais, promovendo a auto-avaliação do(a) professor e do(a) aluno, caminhando na aquisição de novos conhecimentos para se atingir os objetivos propostos.







































----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
  JARDIM BOTÂNICO


As turmas da nossa escola visitaram o Jardim Botânico de Caxias do Sul, sob orientação do professor Ronaldo Wasun. O professor Ronaldo iniciou esse projeto com uma palestra aos professores na escola e a partir dai foram agendados passeios de estudo ao Jardim Botânico. 
No Lie foram digitados textos relatórios dos alunos e cada dupla escolheu uma foto do passeio para ilustrar:

O Jardim
No dia 23 de outubro a turma 33 foi passear no Jardim Botânico de Caxias do Sul. O passeio foi mutio legal, vimos muitas árvores, entre elas, o pinheiro. Nós vimos plantas como o cactus. Recebemos uma lupa e vimos bichinhos pequenos aumentados. Conhecemos também o Jardim de Lineu. Foi muito bom para nós conhecermos o Jardim Botânico pois temos que aprender a preservar nossas árvores. 

Lucas e Carlos
------------------------------------------------------------------------------------
Preserve a natureza porque ela é importante para nossa vida e saúde
Nosso passeio no Jardim Botânico foi muito legal. Quando chegamos lá o professor Ronaldo nos deu uma lupa para observar as plantas, vimos as plantinhas miúdas, maiores e médias.
Fomos lá fora e observamos as árvores de todos os tipos, grandes, médias e pequenas. Vimos um jardim florido com a lupa. Havia muitas coisas interessantes como a margarida, composta de um conjunto de flores. O professor Ronaldo nos falou para cuidarmos da natureza e do meio ambiente.
Camila, Lourdes e Tais
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------





 Visita ao Cactário com professor Ronaldo








 
O professor Ronaldo, guia nas trilhas do Jardim, explicando sobre as árvores
Jardim de Linnaeus, homenagem ao botânico














Em 14 de dezembro de 2007 participamos da comemoração do 15 ano do Jardim Botânico:









Agradecemos ao professor Ronaldo pela dedicação e carinho e toda a equipe do Jardim Botânico

Nenhum comentário:

Postar um comentário