Neste ano tivemos um projeto de monitores para auxiliar no LIE,
idealizado pela Professora Sônia, os alunos da manhã eram treinados para
virem em um dia semanal em turno contrário.(projeto abaixo)
As 7ª séries se destacaram com o projeto "Maravilhas do Mundo" com a professora Míriam de Português, através de pesquisas os alunos elaboraram slides sobre as maravilhas apresentando no datashow para os colegas.
Nesse ano tivemos também vários projetos em inglês, as 7ªs séries elaboraram Home Page, na língua inglesa contendo a apresentação pessoal: idade, profissão dos pais, cidade e país onde vive, escola onde estuda, etc. com inserção de fotos e imagens. As 8ª séries criaram um Clip Musical usando o editor de slides os alunos elaboraram e apresentaram um clip (música, imagens e texto) e tradução da música.
A turma 43 da professora Juleide, no turno da manhã, elaborou foldes sobre o Meio Ambiente a partir de estudos feitos na sala, visitação ao bairro e observações individuais. Para elaboração do folder foram explorados diferentes recursos computacionais (configuração de página, imagem, texto, marcadores, etc) e exploramos, linguagem escrita e a composição estética.
Em outubro tivemos o almoço para toda a comunidade (07/10) que contou
com a colaboração dos professores do LIE na elaboração de
slides para apresentação no almoço sobre as atividades em
desenvolvimento na escola. No dia 15 de outubro também participamos com a
organização da
homenagem ao professor.
Escola M.E.F.Profª.
Marianinha Queiroz
Laboratório de
Informática Educativa- 2007
Projeto: Campanha da
Fraternidade- Amazônia – Meio Ambiente
Séries :1º ano à 4ª
série do Ensino Fundamental
Coordenadora Pedagógica:
Ivonete B. de Lima
Coordenadora do LIE: Vera
E. Medeiros
Professora Artes: Carmen
R. Rech
Professora da Biblioteca:
Belisária Vargas Vieira
DESCRIÇÃO DO
PROJETO:
Projeto de Educação
Ambiental envolvendo todas as disciplinas juntamente com a
Biblioteca, Artes e Informática a partir do tema da Campanha da
Fraternidade-2007- Amazônia.
O projeto foi esboçado
com a coordenadora pedagógica da escola, com a coordenadora do LIE,
da professora de Artes, da bibliotecária e da professora regente de
cada turma. Combinamos que todos os alunos teriam uma introdução
sobre o assunto e após os próprios alunos delimitariam temas de seu
interesse para a continuação do projeto.
OBJETIVOS:
Partindo do tema da
Campanha da Fraternidade-2007, a Amazônia, nosso maior objetivo é a
conscientização e reflexão da nossa comunidade escolar quanto à
questões ambiental e social que ameaçam seriamente nosso planeta.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
1-Reconhecer o tema da
Campanha da Fraternidade 2007- Amazônia;
2- Reconhecer a
importância da Amazônia, como maior floresta do mundo com várias
espécies de animais e vegetais;
3- Construir mais
conhecimentos sobre a riqueza da biodiversidade, física, social e
do folclore dessa região;
4- Conscientizar e
mobilizar toda a comunidade educativa sobre a importância dos
cuidados com o meio ambiente;
5- Sentir-se um Ser como
parte integrante do meio ambiente e não centro deste;
6- Proporcionar aos
educandos um maior conhecimento sobre a vida animal e suas
principais características : alimentação, reprodução, ataque-
defesa , características físicas, hábitos e curiosidades, bem como
desenvolver atitudes de respeito que devemos ter por eles;
7- Desenvolver atitudes
de respeito pelo “EU”, pelos outros e pelo meio ambiente,
entendendo que respeito é um estado de consciência que nasce da
percepção do valor de todas as coisas.
ETAPAS:
Sala de aula
- Introdução ao tema
com questionamento sobre o que os alunos já sabem sobre o assunto e
o que gostariam de saber mais;
- Reconhecimento da
Região Norte – Mapas;
- Leitura de textos sobre
o assunto;
- Elaboração de um
livrinho individual com toda a produção realizada durante o
projeto;
- Construção de textos
coletivos e individuais;
- Um amazonense na
Escola;
-Passeios pelo entorno da
Escola e outros (Codeca, Samae, Jardim Botânico etc..) ;
-Criação do grupo
“Guarda do Meio-ambiente”;
-Músicas (Planeta Blue,
Depende de nós), lendas da Amazônia.
Biblioteca:
-Documentário sobre a
campanha da Fraternidade;
- Documentários sobre a
Amazônia e meio ambiente;
-Música: Depende de nós
– Reflexão e discussão elaboração de painel;
- Leitura de poemas e
trovas sobre o meio ambiente com novas criações;
-Releitura e discussão
do Livro “O Criador”;
-Elaboração de um
livrinho com todas as trovas e poesias criadas;
- Leituras e reflexões
sobre o assunto;
- Filmes: Tainá, Tainá
2, Era do Gelo, Os Sem Floresta, O Jardim Botânico.
Laboratório de
Informática
- Apresentação sobre o
tema no LIE através de slide com imagens e informações sobre a
Amazônia;
- Slides de Lendas com
atividades de português e matemática;
- Caça- Palavras;
- Desenhos e digitação;
-Vídeos diversos;
-Pesquisas em páginas
salvas da Internet, simulando a navegação;
-Impressão dos trabalhos
para os livrinhos de cada turma.
Artes
– Releitura de imagens
a partir da obra de Tao - Sigulda;
- Teatro de fantoches;
- Elaboração de
painéis;
- Desenhos diversos com
vários suportes;
- Pintura em pedras
(animal de poder).
1º ANO- FAUNA
BRASILEIRA
Informática
– Slides com imagens da Amazônia, salientando a letra A.
Formas geométricas na
criação de desenhos.
Vídeos de animais.
Atividades de contagem. Desenhos diversos.
Apresentação, Vídeos,
Tux Paint e Pintura.
Artes -
Elaboração de painéis representando a floresta amazônica com
alguns de seus animais mais conhecidos.
Teatro de Fantoches de
animais.
Biblioteca : -
Miniteatro Ecológico – O
jardim Botânico. 1º ano.
2º ANOS – MEIO
AMBIENTE – ANIMAIS
Informática
–Slide sobre a Amazônia e Lenda do Guaraná. Slides sobre
animais. Vídeos de enciclopédia virtual com exemplos de cada classe
de animais. Desenhos no Editor de Desenho. Ditado de palavras.
Montagem de quebra-cabeças.
Pintura – Apresentação
– Vídeos – Editor de texto – Tux Paint.
2º séries –
Preservação da Natureza
Informática:
Slides sobre a Amazônia, Lendas da vitória-régia e guaraná. Slide
“Coisas Simples que podemos fazer para ajudar a salvar o mundo”.
Navegação nas páginas salvas da Internet das obras de Tao Sigulda.
Digitação de textos. Criação de desenhos. Quebra-cabeça.
Artes
– Dobradura de animais. Leitura e releitura de imagens (Tao
Sigulda). Fantoches de palitos para dramatizar. Elaboração de um
livrinho com a produção de desenhos.
3ª SÉRIES- MEIO
AMBIENTE E ECOLOGIA
Informática -
Slide sobre a Amazônia. Atividade de completar siglas dos estados
que fazem parte da Amazônia.
Elaboração de texto
explicando por que é importante preservar a Amazônia. Criação de
desenho.
Slides sobre as lendas da
Amazônia com atividades de ortografia e caça palavras.
Digitação de conselhos
sobre o meio ambiente para ser distribuído em passeio pela
comunidade.
Criação dos textos para
as imagens do livro “O criador”.
Apresentação – Editor
de Texto – Pintura - Planilha
Slide: “Coisas Simples
que podemos fazer para salvar o mundo” - Anotação dos principais
conselhos que falam da nossa realidade. Escolher um slide para
ilustrar com um desenho.
Lenda da Vitória Régia
– Atividade – Palavras monossílabas, dissílabas e trissílabas.
Caça palavras.
Slide “Lenda do
Guaraná” - Atividade. Classificação das palavras quanto ao
número de sílabas.
Biblioteca
– Documentários – Leituras – Criação de trovas e poemas para
montagem de um livro.
4ª SÉRIES – POVOS
DA AMAZÔNIA
Informática:
Slide sobre a Amazônia e Lendas ( Guaraná e Vitória Régia).
Atividades quanto ao nº de Sílabas. Caça Palavras. Pesquisa
orientada em páginas previamente salvas na Internet e
disponibilizada na rede, sobre as tribos da Amazônia. Elaboração
de textos e desenhos.
Apresentação –
Firefox – Editor de Texto – Tux Paint e Pintura
Artes -
Filme: Tainá 2
– Meditação ativa
(orientada para encontrar o seu animal de poder).
- Pintura do animal de
cada um na pedra.
- Pesquisa do significado
do seu animal de poder, características etc...
Biblioteca
– Documentários – Leituras – Criação de trovas e poemas para
montagem de um livro.
AVALIAÇÃO
A avaliação
será processual, tal qual o processo de aprendizagem. Observado a
participação, o interesse e a interação. O professor terá
participação neste processo sempre que necessário como mediador,
principalmente com aquelas crianças que apresentam mais
dificuldades. Respeitando as diferenças individuais, promovendo a
auto-avaliação do(a) professor e do(a) aluno, caminhando na
aquisição de novos conhecimentos para se atingir os objetivos
propostos.
JARDIM BOTÂNICO
As turmas da nossa escola visitaram o Jardim Botânico de Caxias do Sul, sob orientação do professor Ronaldo Wasun. O professor Ronaldo iniciou esse projeto com uma palestra aos professores na escola e a partir dai foram agendados passeios de estudo ao Jardim Botânico.
No Lie foram digitados textos relatórios dos alunos e cada dupla escolheu uma foto do passeio para ilustrar:
O Jardim
No dia 23 de outubro a turma 33 foi passear no Jardim Botânico de Caxias do Sul. O passeio foi mutio legal, vimos muitas árvores, entre elas, o pinheiro. Nós vimos plantas como o cactus. Recebemos uma lupa e vimos bichinhos pequenos aumentados. Conhecemos também o Jardim de Lineu. Foi muito bom para nós conhecermos o Jardim Botânico pois temos que aprender a preservar nossas árvores.
Lucas e Carlos
------------------------------------------------------------------------------------
Preserve a natureza porque ela é importante para nossa vida e saúde
Nosso passeio no Jardim Botânico foi muito legal. Quando chegamos lá o professor Ronaldo nos deu uma lupa para observar as plantas, vimos as plantinhas miúdas, maiores e médias.
Fomos lá fora e observamos as árvores de todos os tipos, grandes, médias e pequenas. Vimos um jardim florido com a lupa. Havia muitas coisas interessantes como a margarida, composta de um conjunto de flores. O professor Ronaldo nos falou para cuidarmos da natureza e do meio ambiente.
Camila, Lourdes e Tais
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Visita ao Cactário com professor Ronaldo
O professor Ronaldo, guia nas trilhas do Jardim, explicando sobre as árvores
Jardim de Linnaeus, homenagem ao botânico
Agradecemos ao professor Ronaldo pela dedicação e carinho e toda a equipe do Jardim Botânico
Nenhum comentário:
Postar um comentário