No
início do ano letivo de 2006, os professores de laboratório se
reuniram no salão da Smed (23/02). Conhecemos a estrutura virtual
do novo núcleo de informática, o NIDI, Núcleo de Inclusão
Digital. A partir deste ano a rede municipal está desvinculada do
NTE, Núcleo de Tecnologia Educacional. Foi salientado a importância
da aprendizagem por projetos, onde o trabalho cooperativo é o ponto
de partida para elaboração de projetos, a aprendizagem por projetos
possibilitará a superação de muitas deficiências na educação.
Esse ano faremos o Plano de trabalho do LIE. Este plano deverá estar
coerente com o Plano da Escola e com os PCNs. Após a leitura do
texto de Moran, “Novos desafios para o professor”, elaboramos em
conjunto o perfil e atribuições do professor do LI.
Do
dia 27 de fevereiro a 03 de março, fizemos estudos de capacitação
a distância, cada professor na sua escola. Esses estudos foram
divididos em atividades: Revisitar os PCNs, Estudo da realidade da
escola e Projetos de Aprendizagem.
Quanto
aos PCNs, estudamos os volumes de Introdução, tanto dos anos
iniciais quanto dos anos finais do Ensino Fundamental. O objetivo
principal de rever os PCNs foi o de qualificar a prática educativa
nos Laboratórios e também contribuir para a construção do projeto
pedagógico do uso da Informática educativa na Escola.
O
estudo da realidade envolveu a retomada do Projeto Pedagógico da
escola. Esse projeto contempla as necessidades do Laboratório de
Informática? Também consultamos os Planos de Estudo. Estes devem
servir de suporte ao trabalho no Laboratório, por isso foi
importante retomá-los para verificar os caminhos que estão
apontando. Por fim consultamos os Planos de Trabalho para analisá-los
frente ao Laboratório de Informática, o que pode ser modificado e o
que deve ser mantido.
NOSSA REALIDADE:
Nossa
escola ja possui um laboratório de informática. Aulas de 50 minutos
e uma grade curricular seqüencial. Nossa
escola conta com 563 alunos matriculados, sendo 289 matriculados no
turno da manhã, de 5ª a 8ª séries e uma turma de 1ª série, e
274 alunos no turno da tarde. Á tarde contamos com alunos da 1ª
série até a 4ª série.
Desde o ano passado possuímos um Laboratório de Informática, do
Projeto Proinfo, com 10 computadores e uma impressora. Os alunos já
possuem noções básicas de informática, com excessão das turmas
da 1ª série que vieram de fora este ano. A Escola não possui
Internet. O turno da tarde será atendido dentro de Projetos de
Aprendizagem, o horário não será fixo, como aconteceu no ano
anterior, mas marcado com antecedência pela professora regente,
depois da elaboração do projeto em conjunto com a coordenadora
pedagógica e com a professora de informática.
Á
tarde possuimos 18 professores, dos quais 13 possuem computador em
casa com acesso à Internet, e 4 não possuem computador, nem acesso
à Internet.
Para
o grupo de professores da tarde, a função da informática educativa
é muito diversificada. Três professores acreditam que auxilia no
processo pedagógico. Outras funções: Acompanhar os avanços da
tecnologia, que o aluno tenha conhecimento da informática, ajuda na
construção do conhecimento, auxilia nas descobertas e aprendizagem,
ferramenta para a alfabetização, apoio aos conteúdos desenvolvidos
em aula, informa sobre o mundo atual, auxilia e qualifica o processo
ensino-aprendizagem e insere os alunos no mundo da informática.
Quanto
a expectativa de trabalhar a informática em 2006, muitos professores
responderam que continuem os projetos com interação de conteúdos.
Três professores novos responderam estar na expectativa da espera,
pois não trabalharam ainda com informática. Outras expectativas
foram: que continue um bom trabalho de integração, como no ano
anterior e melhorar o trabalho por projetos desenvolvendo boas
estratégias pedagógicas com o intuito de qualificar os projetos.
A
grande maioria dos professores possui computador em casa, e todos os
que o possuem tem acesso à Internet. Nem todos fizeram cursos, e uma
minoria fez curso de Informática Educativa. Apenas um professor não
possui computador e não fez curso nenhum, pois o restante, mesmo sem
ter computador, já fizeram algum tipo de curso, isto é, já dominam
de alguma maneira esta tecnologia. A escola oferece um computador na
sala dos professores para seu uso, porém não é muito usado, pois
não possui impressora e nem Internet. O seu uso requer o uso de
disquete para impressão em casa ou na secretaria da escola. Com
excessão dos professores novos, a informática é familiar na vida
escolar dos professores da tarde desde o ano anterior, quando foi
inaugurado nosso LI.
No
ano passado o turno da tarde teve acesso ao LI através de horário
fixo semanal. Apenas uma turma teve acesso a mais de um dia por
semana no LI, pois foi a pioneira na realização de um projeto de
aprendizagem (turma 41).
No turno da manhã o horário era flexível, dependendo do projeto e
podiam utilizar o LI mais de uma vez por semana. Constatamos que o
horário flexível tem muito mais qualidade sob o ponto de vista
pedagógico, pois é marcado com antecedência e obedece ao
andamento de uma projeto previamente preparado. No turno da tarde,
sentimos muitas vezes que a Informática era mais uma especializada.
Apesar de terem acontecido projetos mais longos com envolvimento da
professora regente, também aconteceu casos em que este era o momento
da professora regente resolver algum problema mais específico fora
do LI, não acompanhando o trabalho no Laboratório. Acreditamos que
este ano com o horário flexível, isto não venha a ocorrer, pois
haverá a necessidade do professor acompanhar todas as etapas do
trabalho.
Neste ano destacamos um evento muito especial que envolveu a familia na
Escola, " Circuito da Familia na Escola", com várias oficinas onde os
pais tiveram a oportunidade de acompanhar os seus filhos no laboratório
de Informática para conhecer e aprender um pouco com seus filhos.
(08/07/2006)
Esse ano participamos do Seminário de Informática com o projeto "Como Cuidamos do Nosso Lixo?", com a 4ª série do Ensino Fundamental, com as professoras Juleide Santin e a professora de artes Carmen Rech.
Esse ano participamos do Seminário de Informática com o projeto "Como Cuidamos do Nosso Lixo?", com a 4ª série do Ensino Fundamental, com as professoras Juleide Santin e a professora de artes Carmen Rech.
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