Ano 2011


E.M.E.F.Profª. Marianinha Queiroz
Endereço: R. Trav.Leopoldina, 3020. Bairro São Cristóvão. Ana Rech. Caxias do Sul - RS

E-mail escola.marianinha@ibest.com.br
Blog: www.marianinhaqueiroz.blogspot.com
Equipe Diretiva 2011:
Diretor: Paulo Roberto Andrade dos Santos
Vice-diretora da manhã: Mara Lúcia Turra Felippi
Vice-diretora da tarde: Clairi Tedesco
Coordenadoras do LIE em 2011:
Manhã: Vera Elenita Medeiros
Tarde:: Gladis Rosa Oliveira da Costa



História do Nosso Laboratório de Informática

Nossa escola situa-se no bairro São Cristóvão, próxima à BR 116, na entrada de Ana Rech. Atendemos principalmente o bairro São Cristóvão e a Cooperativa Marianinha. O Bairro São Cristóvão é um bairro mais antigo, de classe média com tradição religiosa (Festa de São Cristóvão). A cooperativa Marianinha surgiu de uma invasão de 3, 5 hectares de terreno da nossa escola no início dos anos 90. Foi uma invasão que deu certo, pois os invasores de organizaram em cooperativismo e com a ajuda da Caixa Econômica Federal conseguiram a construção de suas casas e dos prédios.
Em 1997 a Escola entrou no Projeto Proinfo. Apesar da direção ter ficado com dúvida, os pais através do CPM, incentivaram para que a Escola entrasse no projeto. O projeto foi realizado e a escola ficou entre as 10 escolhidas. Ao todo foram 24 escolas municipais que participaram. Foi exigido um local para a implantação do Laboratório de Informática. Após a construção do muro ao redor da escola, em fins de 1997, foi iniciada a nova sala. Em 1998 foi montada a sala que era uma área coberta. Através do Orçamento Participativo foi construída a sala de informática. Foram compradas cadeiras estofadas com dinheiro da escola. A prefeitura entrou com o quadro branco, armário, a instalação elétrica, com alarme e cortina, bem como a mão de obra da eletricidade. A instalação elétrica foi feita para 32 computadores. A escola comprou a porta pantográfica e as lajotas do piso com recursos próprios. Em 1999 estava concluída a sala. A encarregada do projeto até 2004, foi a professora Gislaine T. Roncareli de Salles, que passou para a secretaria no ano em que iniciaram as atividades no Laboratório.
A espera foi grande, foram seis anos para que o sonho se realizasse.
Durante esse tempo a sala foi usada primeiramente sediando o espaço para a Mostra Mariarte, depois para o brechó da Escola, reunião de professores, como sala de vídeo para os alunos, exposição de trabalhos (fotos de Sebastião Salgado), aulas de reforço, Karaokê etc. Finalmente em fins de 2004 chegaram os computadores. Em 2005 o Laboratório de Informática começou a ser utilizado. Utilizávamos o sistema Livre GNU/LINUX. Num espaço reservado no LiE tínhamos também 6 computadores com sistema windows, recebidos em doação, que podiam ser utilizados em turno contrário para digitação dos alunos. A assistência técnica desses computadores estava a cargo dos “amigos da escola”.
No turno da manhã atendíamos os alunos de 5ª a 8ª série, além de uma turma de pré-escola e um primeira série. Os horários eram flexíveis conforme os professores necessitavam e no turno da tarde, da pré escola até a 4ª. Série, o horário era fixo, uma aula semanal.
As coordenadoras do laboratório em 2005 eram as professoras Vera Elenita Medeiros no turno da tarde e a Sonia Ferronato, coordenadora da manhã. Na época o trabalho no LIE era vinculado ao NTE, Núcleo de Tecnologia Educativa, as coordenadoras eram as professoras Isabel Cristina Lopes e Sintian Schmidt. Tínhamos um encontro mensal. O principal objetivo era a construção, nos laboratórios de informática educativa, de um espaço democrático, de discussão e reflexão teórica e prática da ação pedagógica no uso da tecnologia na educação. Foi oferecido, também, um curso de GNU/LINUX, sistema livre, que estava substituindo o Windows da Microsoft nos novos laboratórios de informática que estavam iniciando a partir desse ano.
Em 2006 a coordenadora de Informática da manhã foi a professora Fátima Grochot e a professora Vera continuou no turno da tarde.
Em 2007 a professora Sônia Ferronato assumiu o LIE na parte da manhã. Renovamos nosso espaço retirando as máquinas doadas, pois possuiam pouca memória RAM e dificuldade de backup. Nesse ano participamos pela primeira vez do Seminário Interno de Informática Educativa com o Projeto “Campanha da fraternidade Amazônia – Meio Ambiente”.
Em 2008 continuamos com as mesmas coordenadoras do ano anterior. A escola adquiriu mais dois computadores com sistema Linux, somando assim 12 computadores e Internet a partir do segundo semestre. Em 2009 já estávamos com 14 computadores todos em rede e com Internet.
Iniciamos 2009 com o Núcleo de Tecnologia Educacional renovado, passou a ser Municipal, NTM com as professoras Marta Rizzi e Tatiana Dresch de assessoras pedagógicas. Nesse ano recebemos mais 10 computadores do governo federal, do projeto Proinfo, com tecnologia wirelles, foram instalados no segundo semestre somando assim 19 estações.
Em 2010 as coordenadoras foram Vera E. Medeiros na parte da tarde e Gladis Rosa Oliveira da Costa na parte da manhã. Nesse ano estruturamos os 7 objetivos dos Lies da Rede Municipal, uma construção coletiva que foi complementada em cada escola, envolvendo todos os professores, conforme a realidade de cada escola.
Também participamos do Seminário Interno de Informática com os projetos: “Construindo a idéia de Mapa” com o 3º ano da professora Maria Angela Zanol e “Geometria Plana com Uso da Linguagem Logo” com a 5ª série do professor Jair Rippel. Um fato importante nesse ano foi a criação do blog de nossa escola, através da iniciativa da professora Gladis nossa criamos um canal de conexão muito importante, onde alunos, professores e comunidade podem interagir.
Em 2011 continuamos com a mesma equipe de coordenadoras em turno inverso, a professora Vera E. Medeiros passou para o turno da manhã e a professora Gladis para o turno da tarde. O NTM iniciou o ano com uma nova equipe contando também com a professora Sintian Schmidt. A grande novidade esse ano foi a criação do Portal Educacional da Secretaria da Educação de Caxias do Sul, espaço onde podemos compartilhar informações e experiências entre os educadores da nossa rede.
Na nossa escola também tivemos novidades, nossa Internet ficou mais rápida. A partir do 2º semestre trocamos a tecnologia a rádio pela tecnologia “nano”. Todos os computadores foram colocados na mesma rede e foi instalado o Educacional 3.0 nos computadores antigos. Por outro lado os computadores antigos, que recebemos em 2005 estão se mostrando lentos e já tivemos vários problemas necessitando de apoio técnico. Os alunos preferem usar os de tela plana, eles são usados nas turmas maiores, mas nas turmas pequenas eles ficam inativos.
Esse ano de 2011 nossa escola completou 50 anos. O LIE participou ativamente. Aconteceram vários projetos contemplando os 50 anos bem como o resgate da história de nossa patrona professora Marianinha Queiroz. Todo esse material é divulgado no nosso blog, que cada vez mais se mostra um canal de interação, não só com a comunidade escolar, mas com todo o mundo!
Professora Vera E. Medeiros
dezembro de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário