ANO 2008


Nossa escola situa-se na antiga Encruzilhada de Ana Rech, hoje bairro São Cristóvão, próxima à BR 116 e a entrada de Ana Rech. Atendemos principalmente ao bairro São Cristóvão e a Cooperativa Marianinha. O Bairro São Cristóvão é um bairro mais antigo, de classe média com tradição religiosa (Festa de São Cristóvão). A Cooperativa Marianinha surgiu de uma invasão de 3,5 hectares de terreno da nossa escola no início dos anos 90. Foi uma invasão que deu certo, pois os “novos moradores” se organizaram em cooperativismo e com a ajuda da Caixa Econômica Federal conseguiram a construção de suas casas e dos prédios. Essas duas realidades encontram-se presentes em nossa escola. Famílias mais tradicionais ao lados de famílias que já tem uma experiência política de lutar por seus direitos, mas também de achar que o poder público tem que subsidiá-las em tudo. Há muitas famílias carentes, bem como migrantes que vem do interior em busca de emprego.

Contamos com 565 alunos matriculados, sendo 319 matriculados no turno da manhã, de 5ª a 8ª séries, uma turma de 1ª ano e uma turma de 4ª série, e 246 alunos no turno da tarde. Á tarde contamos com alunos da 1ª ano até a 4ª série. Cerca de 30% dos nossos alunos possuem computadores e em torno de 20% tem acesso à Internet.

A escola possui 42 professores, 20 à tarde e 22 no turno da manhã, a maioria dos nossos professores possui computador com acesso à Internet em casa.

Desde 2005 possuímos um Laboratório de Informática, do Projeto Proinfo, com 10 computadores e uma impressora. Em 2007 a escola adquiriu mais dois computadores, somando assim, 12 computadores. As aulas são de 50 minutos e uma grade curricular seqüencial.

A Escola não possui Internet no Laboratório. O turno da tarde o horário continuará fixo, como o ano anterior. Os projetos serão elaborados com a professora regente, a coordenadora pedagógica e com a coordenadora do LIE.

No turno da manhã o horário é flexível, dependendo do projeto e podem utilizar o LIE mais de uma vez por semana. Constatamos que o horário flexível tem muito mais qualidade sob o ponto de vista pedagógico, pois é marcado com antecedência e obedece ao andamento de uma projeto previamente preparado.



Projeto Escritor na Escola de 2008 : Flavio Luiz Ferrarini



 Iniciamos as reuniões pedagógicas com um tema escolhido para nosso projeto anual: “Falando sobre a Vida” em concordância com o tema da fraternidade desse ano: “ Fraternidade e defesa da vida” , envolvendo também a vida do planeta, nosso comprometimento com o meio ambiente.

Projeto 2008



Título : “ Falando sobre a Vida “



objetivos:
  • Comprometer a comunidade escolar com a defesa e promoção da vida, desde a sua concepção até sua morte natural;
  • Oportunizar atividades aos alunos para a sensibilização da comunidade escolar da importância do cuidado do meio ambiente para a vida acontecer;
  • Sensibilizar a comunidade escolar sobre a violência existente entre os seres humanos: respeitando as diferenças e as dificuldades.


Sugestões de Atividades:
A história do Pinochio vai introduzir o tema – Valores – vida – meio ambiente.

Turmas: 1º. Ano - Plantas
  • Elaboração de canteiros por grupos – uso de garrafas pet.
  • Construção do cactário
  • Música
  • Teatro
  • Fantoches
  • Filmes – slides
  • Criação de jogos

Turmas: 2º. Ano – Animais
  • Construção de animais com material reciclado
  • Música
  • teatro
  • Fantoches
  • Filmes – slides
  • Criação de jogos

Turmas: 3º. Anos – 4ª. série – Ser Humano
  • sexualidade
  • discriminação: etnias
  • violência
  • teatro – fantoches
  • Slides - “ Carta 2070” “ A Bela Azul “ “A última Flor Amarela”
  • criação de jogos
  • visita à asilo
  • palestras
  • correspondência entre turmas de turno contrário.








Apresentação
Optamos por iniciar nosso projeto com a história do Pinóquio, com o intuito de resgatar valores, cada turma pôde trabalhar diferentes aspectos da história.
No primeiro semestre do ano duas turma de 3ª. série foram contempladas com projetos de estágio supervisionado, a turma 31 foi contemplada com o projeto “ Reciclando Sementes” (anexo), e a turma 33 com o projeto “Conhecendo a história de minha cidade” (anexo) .
Os alunos com dificuldade também foram beneficiados com o projeto de reforço da professora Sônia da manhã, que utilizou-se do LIE, e ou de outros recursos tecnológicos ( datashow, notebook, etc..). Tivemos uma turma intemediária

Projeto: “Resgatando e valorizando a história da Escola”

















Caxias do Sul, 09 de abril de 2008


Objetivos:

-    Resgatar e valorizar a história da Escola;
Conhecer a vida da Patrona da Escola “ Professora Marianinha Queiroz “;
Sensibilizar o grupo de alunos sobre a importância de manter e conservar o patrimônio escolar.

Programação:

Durante o período de 20/03 a 09/04 foi pesquisado pelos alunos e  professores nos dois turnos, sobre a história da Escola e da biografia da professora Marianinha Queiroz,  foram usados  diversos materiais existentes na escola (álbuns, registros, leis, filmagens, fotos , recortes de jornais antigos, entrevistas com a primeira diretora da Escola, entre outros.)
Montagem da história da escola em slides, apresentado em datashow pelos alunos no Laboratório  de Informática com o auxílio do professor de História e Geografia, das 8ªs. séries, professor Mílton.
Com a orientação do professor de História os alunos  fotografaram a realidade do bairro para posterior confronto com o que era antigamente. Foi feita montagem de um painel “ Ontem, Hoje e Muito trabalho pela frente...”
Em conjunto com a bibliotecária na hora do conto, e os professor de Português, foi resgatada a história da Patrona da Escola  e como resultado deste trabalho foram preparadas as apresentações para o dia da comemoração ( 12/04):





















Apresentações no dia da Comemoração:



 Diretora Rita abrindo as apresentações
1 - Teatro com a biografia da Profª. Marianinha Queiroz.
 
 2- Jogral interativo com o comparativo da Escola que temos e a escola que queremos.





3- Música gesticulada “Te Ofereço Paz”




 4- Danças artísticas





5-Depoimento de um pai ex-aluno da Escola.




6- Visitação no salão com a exposição e objetos e móveis pertencentes a patrona da Escola doados pela família da mesma, e trabalhos confeccionados pelos alunos.



7- Apresentação em datashow dos slides produzidos pelos alunos no Laboratório de Informática.

 8 -Distribuição dos folderes, produzidos no Laboratório de Informática com o auxílio da professora Mariluci, de Português para as pessoas presentes no evento.

9- Confraternização com todos os presentes onde os pais e a escola colaboraram com doces e salgados.



                                       Atividades:

Confecção de gráficos usando desenhos e tampas de garrafas para representar a quantidade de lixo recolhido pela turmas .

Slides de alerta quanto a preservação do meio ambiente: a Bela Azul, Carta de 2070, com questionamento e reflexão;

Documentários: Estamira, Ilha das flores, DVD da TV Cultura: Lixo e meio ambiente;

Textos sobre a história do lixo;
Interação família e escola com DVD: “ O lixo e o meio ambiente”;

Limpeza do pátio;

Observação do bairro com visita ao entorno da escola;

Passeios “Caminho do Lixo” ( 30/06/ a 04/07) e “Caminho das Águas” (27/05 a 03/06);









Palestra sobre o mosquito da dengue para alunos e professores (29/04) e posteriormente para as famílias;

Entrevista com questões abertas aos pais e registro;

Confecções de livrinhos e cartazes

Histórias
Músicas
Apresentações
Distribuição de panfletos para a comunidade;
Dramatizações;
Produção de textos;
Leituras interativas envolvendo poesias.
Obs. O restante das atividades serão decorrentes no ano letivo, por exemplo, a elaboração de papel reciclado para apresentar as poesias e a confecção de material para ser usado nas aulas de Educação Física, com a utilização de material reciclado.

    O turno da tarde também está envolvido no projeto. Algumas ações:
Exploração do CD fornecido pela CODECA com a utilização do datashow.
Análise de filmes que envolvam a questão do lixo e da reciclagem.
Separação correta do lixo com a utilização dos containers recebidos pela escola;
Diversos passeios : Passeios pelo entorno da escola; Caminhos do Lixo, das Águas etc..

       



                   




                          Projeto “Cuidando da Vida”


    Os professores iniciaram as atividades assistindo o filme do Pinóquio com o objetivo de refletir e comparar atitudes do personagem enquanto boneco e enquanto pessoa.

    Em todas as salas de aula foram criados o cantinho da leitura onde as crianças farão o uso do mesmo conforme cada professor e a necessidade da turma.

    As turma 1º. ano B, 2º ano B, 3º ano B, 33 e 42 foram sorteadas para participarem do Tapetinho Mágico, onde viram a diferença entre prosa e poesia.






Trabalhos:


Projeto Reciclando Sementes T. 31
Cronograma da limpeza do Pátio após o recreio;
Durante uma tarde, a cada 15 dias, o carrinho denominado “Viagem Mágica” ficará em cada turma, composto de diversos gêneros literários, aonde será explorado.
Mascote da Leitura – escolha do nome pelos alunos -”Alegria”
Estudando o meio ambiente e para preservar a saúde das pessoas, a escola promoveu nos dias 29/05 e 03/06 uma palestra sobre a “dengue” com auxílio da secretaria da saúde, para todos os alunos da tarde;
Estudando o meio ambiente os alunos foram ao Passeio “Caminho das Águas” e “Caminho do Lixo”.

Educação Física – A professora de Ed. Física, Andréia preparou com os alunos do  1º ano B, 2º ano B, 3º ano A  e.3º ano B. coreografias de diversas músicas valorizando as várias manifestações da vida.


Com o objetivo de sensibiliza os alunos, pais e professore sobre a violências Escolar, existente em nossa comunidade a Sargento Maria esteve em nossa escola no dia 30/06 e 09/07 palestrando para os alunos  da tarde e para os professores  e no dia 11/06 para os pais.






    No dia 12 de abril a escola comemorou o dia da Patrona e o aniversário de sua criação ( 47 anos ) onde tivemos diversas atividades conforme o projeto.

    A professora Andréia confeccionou com os alunos materiais para usar em Ed. Física como o boliche, os pés de lata, utilizando material reciclável.

No dia 10/05 foi comemorado o dia das Mães com apresentação dos alunos, comes e bebes.



Passeio pela nossa cidade.





Teatro “ A Pérola das Colônias” - 21/08/09 – A história de nossa cidade contada pelos bonecos.





Semana da Pátria – Durante toda a semana houve apresentações e atividades.

Almoço da Escola – Centro Comunitário de Ana Rech. - 14/09/08 – apresentação das Invernadas.

Semana Farroupilha – Com o objetivo de valorizar e resgatar a cultura gaúcha foi montado um museu do gaúcho no salão da escola, onde cada turma visitou e participou da mateada. Gincana da Semana Farroupilha – t. 31. Visita aos pavilhões da Festa da Uva – apresentação dos grupos do CTG – Houve atividades diversas com todas as turmas envolvendo o tema Semana Farroupilha.
Dia 17/09/08 – Visita aos Pavilhões da Festa da Uva (nos dois turnos) – com apresentação dos  2 grupos de CTG da Escola e declamação de poesias gaúchas e visitação dos standes, do Museu do Gaúcho e da Biblioteca.
Dia 19/09/08 – Abertura do “Museu no Salão”, exposição de peças e indumentárias do gaúcho, mateada com as turmas e apresentações na quadra, após o recreio. (declamações de poesias, CTG mirim, cantigas da turma 32, 31 e 3 ano A).

Visita ao Jardim Zoológico- turma 32 e 41, 42 e 43. DIA 07/10/08








  Professora Vera com Pietro e Bruno


Escritor na Escola : Flávio Luiz Ferrarini











Nenhum comentário:

Postar um comentário