ANO 2009

Equipe Diretiva 2009
Diretor: Paulo Roberto Andrade dos Santos
Vices - Manhã - Lucinéia Limberger
Tarde - Clairi Tedesco

As aulas começaram no dia 26 fevereiro para os professores e no dia 28 de fevereiro para os alunos. Esse ano contamos com direção nova:
Diretor: Paulo Roberto Andrade dos Santos.
Vice-diretora manhã: Lucineia Regina Limberger
Vice-diretora tarde: Clairi Tedesco.
Os 14 computadores estavam todos desligados com as tomadas fora do lugar. Ao ligá-los tivemos dificuldade em colocá-los em rede. O plug da rede possui duas opções para cada computador. No dia 02 de março, apenas um computador não ligou, provavelmente por conta de problemas de hardware, os outros todos estavam funcionando. Recebemos uma copiadora da secretaria, Sharp AL 1645. O diretor Paulo instalou-a com o CD de instalação, porém no outro dia todas as impressoras ficaram fora da rede, o que forçou a fazer um chamado ao NIDI para reinstalá-las.
Reuniões de Planejamento. As primeiras reuniões de planejamento se deram para esclarecer o Projeto Airton Senna. 
PROJETO ANUAL – 2009


CIDADANIA - O QUE É ISSO?

OBJETIVO GERAL:
  • Compreender a importância de exercer a cidadania, contribuindo para o desenvolvimento da comunidade escolar e da sociedade em que vive.
  • Refletir sobre a responsabilidade de cada um em seus atos em diversas situações do cotidiano.
  • Discussão sobre direitos e deveres de cada um.
  • Analisar e avaliar as diversas respostas que damos em situações coletivas, se retratam ações solidárias, respeitosas e comprometidas com o bem de todos.
  • Cidadania e meio ambiente, compreender a responsabilidade de nossas ações em relação ao meio ambiente, destacando principalmente o consumo consciente.


DESENVOLVIMENTO:
Para início das atividades foi exposto no corredor do hal de entrada da escola, um mural onde todas as turmas darão sua colaboração, respondendo a pergunta: O que é cidadania?


LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA:
1º ano- 2ºs anos -Slides sobre a vida de Airton Senna- destacando seu constante e treino e esforço em ser campeão. Exploração do Site Senninha. Jogos educativos de alfabetização.
Slides: A História de Peter Rabbit
Vida de Bruno Segalla – (projeto em parceria com a Marcopolo)
Atividades educativas que envolvam os conceitos estudados.


3ºs anos – 4ºs anos - Slides sobre a cidadania, com discussão. Exploração do site da câmara dos deputados: www. plenarinho.gov.br.
Slides sobre a vida de Airton Senna e exploração do site do senninha.
Slide sobre a Vida de Bruno Segalla – (projeto em parceria com a Marcopolo).
Cidadania e Meio ambiente – pesquisa e atividades que culminem na Mostra de Ciências.



Dentro do citado Projeto estamos enfatizando a importância da Leitura. Projetos vinculados:


  • Viagem Mágica: Visita diária do carrinho da biblioteca com o palhacinho mascote em cada sala de aula. São livros, revistas diversas e jornais com os quais a professora planeja atividades para a tarde toda. 
    Cantinho de Leitura: em cada sala de aula existe um cantinho com diversos gêneros literários em que os alunos fazem a leitura conforme os critérios criados pelos alunos e a professora.
  • Todos Lendo: todas as quartas-feiras das 15horas e 40 minutos até as 16 horas, todas as pessoas que estão na escola param o seu trabalho e fazem leitura, com gêneros textuais diversos preparados pela professora bibliotecária.
  • O Prazer de ler em família: consta de uma maleta com diversos gêneros literários. Cada aluno levará para casa , farão a leitura com algum elemento da família e após preencherão uma Ficha de Leitura.

  • Momentos de leitura na biblioteca semanalmente.

Passeios promovidos pela parceria com a Marcopolo:

Museu Bruno Segalla: No dia 17 de abril todos os professores do turno da tarde visitaram o Instituto Bruno Segalla, com o objetivo de conhecer o museu, a sua vida e a atividades oferecidas pela entidade envolvendo os alunos.


No dia 23 de abril do ano em curso, as crianças do 1º ano B foram até a casa da cultura para assistirem o projeto “Tapetinho Mágico” e as crianças do 2º ano A e B participaram do Projeto “Tapete Mágico”:

Nenhum comentário:

Postar um comentário