Mas o que é vírus? Como o vírus biológico, que prejudica nossa saúde, o vírus de computador também é prejudicial, é um vírus virtual,isto é, um programa desenvolvido por hackers ou programadores, com o objetivo de infectar o sistema. Ele alastra-se de diversas formas, como: anexo de e-mail, pendrive, CDs ou mesmo de sites. Um bom antivírus é sempre indicado, há muitos que são gratuítos, mas é importante também fazer as atualizações para fortalecer a segurança do computador.
Há dois anos houve uma falha no sistema de criptografia, que comprometeu a segurança da Internet, chamado de bug. Em abril desse ano a empresa de segurança digital Codenomicon e o Google revelaram o erro. Foi batizado de heartbleed, e acredita-se que atingiu dois terços das informações guardadas na web. O Heartbleed afeta os códigos de segurança chamado OpenSSL (gratuito, visualizado com o cadeado na barra de navegação), liberando indevidamente informações do usuário. Muitos sites ficaram vulneráveis, principalmente o Facebook, Google e o Amazon.
Como ele age? Quando entramos num site, os dados da página se comunicam com o OpenSSL para ser criptografados, com a falha, as informações podem vazar. Hackers se aproveitam dessa falha.
O que fazer? O ideal é a troca de senhas.
Adaptado:
Veja 16 de abril de 2014, pg. 100
Nenhum comentário:
Postar um comentário