quarta-feira, 25 de junho de 2014

Unesco defende uso de tecnologias móveis em sala de aula



A escola passa por grandes desafios na atualidade quanto ao uso de tecnologias, principalmente as móveis como o celular, smartphone, tablet. A proibição do uso de celular na sala de aula é uma das mais polêmicas, na tentativa de cumprir a lei ( a lei proibe o uso) a escola passa por autoritária, constrangendo os alunos, que já tem os celulares incorporados no seu cotidiano. Os alunos tem no celular não apenas o telefone, mas uma gama de aplicativos, já incorporados à sua rotina, como busca de informações, redes sociais e aplicativos diversos.

Há uma ideia geral entre educadores, principalmente de universidades, que o controle do uso de tecnologias na escola implica em que o professor é o detentor da informação, do conhecimento! Aí caimos na armadilha, pois a inclusão digital visa o uso das tecnologias no apoio à educação.
Esse século é o da informação. A educação também precisa passar por essas mudanças. O maior desafio das escolas é buscar que alunos e professores estejam preparados para conviver em ambientes de troca, de colaboração e de compartilhamento, onde juntos promovam uma inteligenica coletiva.
O professor passa a ter um papel de mediador do conhecimenot e organizador da aprendizagem. As principais habilidades necessárias a essa nova era é publicar, apresentar e persuadir. O processo educativo passa por redes de colaboração e compartilhamento. A tendência é o ensino mediado por tecnologias digitais, onde a sala de aula pode ser qualquer ambiente onde as pessoas se conectam umas às outras, buscando soluções.


A Unesco apoia o uso de tecnologias móveis em sala de aula. Em 2013 publicou um guia com 10 recomendações para governos implantarem políticas públicas que utilizem celulares como recurso nas salas de aula. O guia, apresentado em Paris durante a Mobile Learning Week, (Coordenação de Educação 2013 – Diretrizes para Política de Aprendizagem Móvel), traz ainda 13 bons motivos para ter esse aliado na educação.

Documento da Unesco em pdf: 
www.bibl.ita.br/UNESCO-Diretrizes.pdf

Bibliografia: Mundo Jovem junho 2014 
Diretrizes para Política de Aprendizagem Móvel - Unesco 

Nenhum comentário:

Postar um comentário