segunda-feira, 16 de junho de 2014


Como compreender a Geração digital?

Nosso aluno vai ser o adulto de amanhã, como compreendê-lo? Como formar esse ser humano que vive imerso na tecnologia?
A técnica sempre acompanhou a humanidade. A utilização da tecnologia é inevitável. A tecnologia facilita a comunicação, mas não determina a vida. As soluções passam por um professor, pela relação do mestre e do aluno, daquele que extrai do aluno o que ele tem de melhor para ele próprio.
Essa geração não quer parar, é inquieta, fica ligada, jogando games horas a fio, edita suas músicas, seus vídeos, essa geração tem acesso muito fácil a informação, faz muita coisa ao mesmo tempo e ensina os pais e mais velhos como lidar com os novos aparelhos. Para seduzi-lo e encanta-lo o professor precisa ser muito bom, pois esse aluno só dá valor aquilo que tem significado para ele. Esse jovem viaja muito, mas em casa, virtualmente, no facebook, twitter, redes sociais,.
Estudos revelam que os jovens que ficam mais de 12 horas no computador sofrem de dependência, ou seja, vício. Alguns jovens passam por processo de isolamento, vivendo o mundo virtual.
Como interagir mais com o jovem? Uma das soluções é utilizar-se da tecnologia para construção do conhecimento. Cada vez mais há estudos que abordam as potencialidades dos jogos eletrônicos para ensinar diferentes áreas do conhecimento. Há muita programação, física e matemática por traz dos jogos. Os vídeos games estão cada vez mais sofisticados, seu papel na sociedade assume dimensões que estão sendo estudadas, por isso é bom conhecê-los para aproveitar o que eles tem de bom.

Sugestões de plataforma para fazer games educativos:


Faz Game é uma plataforma desenvolvida por brasileiros, lançada em fevereiro de 2013, que possibilita a criação de jogos com conteúdos educacionais. Essa plataforma é gratuita por 30 dias, depois desse período o custo é de 10 reais para usuários. Os jogos são construidos online, não necessitando de instalação de softwares especiais. Para escolas, acima de 25 alunos o valor fica por 2 reais por aluno.

Livro indicado: A ciência dos Videogames: Tudo dominado ... pelos elétrons! Adriano ª Natale, Ed. Vieira & Lent.

Bibliografia:
Carta na Escola nº 82 dezembro de 2013 - Texto de Neka Machado
Um jovem não quer parar - Mundo Jovem fevereiro de 2014
www.cartacapital.com.br

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