Como
compreender a Geração digital?
Nosso aluno vai ser o
adulto de amanhã, como compreendê-lo? Como formar esse ser humano
que vive imerso na tecnologia?
A técnica sempre
acompanhou a humanidade. A utilização da tecnologia é inevitável.
A tecnologia facilita a comunicação, mas não determina a vida. As
soluções passam por um professor, pela relação do mestre e do
aluno, daquele que extrai do aluno o que ele tem de melhor para ele
próprio.
Essa geração não
quer parar, é inquieta, fica ligada, jogando games horas a fio,
edita suas músicas, seus vídeos, essa geração tem acesso muito
fácil a informação, faz muita coisa ao mesmo tempo e ensina os
pais e mais velhos como lidar com os novos aparelhos. Para seduzi-lo
e encanta-lo o professor precisa ser muito bom, pois esse aluno só
dá valor aquilo que tem significado para ele. Esse jovem viaja
muito, mas em casa, virtualmente, no facebook, twitter, redes
sociais,.
Estudos revelam que os
jovens que ficam mais de 12 horas no computador sofrem de
dependência, ou seja, vício. Alguns jovens passam por processo de
isolamento, vivendo o mundo virtual.
Como interagir mais com
o jovem? Uma das soluções é utilizar-se da tecnologia para
construção do conhecimento. Cada vez mais há estudos que abordam
as potencialidades dos jogos eletrônicos para ensinar diferentes
áreas do conhecimento. Há muita programação, física e matemática
por traz dos jogos. Os vídeos games estão cada vez mais
sofisticados, seu papel na sociedade assume dimensões que estão
sendo estudadas, por isso é bom conhecê-los para aproveitar o que
eles tem de bom.
Sugestões de
plataforma para fazer games educativos:
Faz Game é uma
plataforma desenvolvida por brasileiros, lançada em fevereiro de
2013, que possibilita a criação de jogos com conteúdos
educacionais. Essa plataforma é gratuita por 30 dias, depois desse
período o custo é de 10 reais para usuários. Os jogos são
construidos online, não necessitando de instalação de softwares
especiais. Para escolas, acima de 25 alunos o valor fica por 2 reais
por aluno.
Livro indicado: A
ciência dos Videogames: Tudo dominado ... pelos elétrons! Adriano ª
Natale, Ed. Vieira & Lent.
Bibliografia:
Carta na Escola nº 82
dezembro de 2013 - Texto de Neka Machado
Um jovem não quer
parar - Mundo Jovem fevereiro de 2014
www.cartacapital.com.br
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