Equipe diretiva 2005
Vices: Manhã : Mara Turra Felippi
Tarde: Miriam Mari Tomazoni da Silva
Professores de Informática:
Turno da manhã: Sonia Ferronato
Turno da tarde: Vera Elenita Medeiros
INTRODUÇÃO
DESTAQUES
DESTAQUES
OBJETIVOS DO LIE
RELATÓRIO DA PRIMEIRA REUNIÃO DE COORDENADORES DE LABORATÓRIO NO NTE
RELATOS E ALGUNS PROJETOS
AVALIAÇÃO DE 2005
INTRODUÇÃO
A
partir de abril de 2005 nossa Escola iniciou as atividades no
Laboratório de Informática. O texto abaixo consta no relatório de 2005.
"Em
1997 a Escola entrou no Projeto Proinfo. Apesar da direção ter
ficado com dúvida, os pais através do CPM, incentivaram para que a
Escola entrasse no projeto. O projeto foi realizado e a escola ficou
entre as 10 escolhidas. Ao todo foram 24 escolas municipais que
participaram. Foi exigido um local para a implantação do
Laboratório de Informática. Após a construção do muro ao redor
da escola, em fins de 1997, foi iniciada a nova sala. Em 1998 foi
montada a sala que era uma área coberta. Através do Orçamento
Participativo foi construída a sala de informática. Foram compradas
cadeiras estofadas com dinheiro da escola. A prefeitura entrou com o
quadro branco, armário, a instalação elétrica, com alarme e
cortina, bem como a mão de obra da eletricidade. A instalação
elétrica foi feita para 32 computadores. A escola comprou a porta
pantográfica e as lajotas do piso com recursos próprios. Em 1999
estava concluída a sala. A encarregada do projeto até 2004, foi a
professora Gislaine T. Roncareli de Salles, que passou para a
secretaria no ano em que iniciaram as atividades no Laboratório.
A
espera foi grande, foram seis anos para que o sonho se realizasse.
Durante
esse tempo a sala foi usada primeiramente sediando o espaço para a
Mostra Mariarte, depois para o brechó da Escola, reunião de
professores, como sala de vídeo para os alunos, exposição de
trabalhos (fotos de Sebastião Salgado), aulas de reforço, Karaokê
etc. Finalmente em fins de 2004 chegaram os computadores. Em 2005 o
Laboratório de Informática começou a ser utilizado".
DESTAQUES
Neste ano inicial, alguns trabalhos merecem destaque como os livros das 8ª séries: "Papo Aberto" e "Fofuras da 81" com textos realizados pelos alunos de Língua Portuguesa e digitados no LIE e "Receitas das Nossas Mães" outro livro digitado no LIE, da turma 41.
Neste ano inicial, alguns trabalhos merecem destaque como os livros das 8ª séries: "Papo Aberto" e "Fofuras da 81" com textos realizados pelos alunos de Língua Portuguesa e digitados no LIE e "Receitas das Nossas Mães" outro livro digitado no LIE, da turma 41.
Professora regente da turma 41: Sonia Ferronato. Projeto de Aprendizagem " O que eu gostaria de aprender?"
Nesse ano também destacamos o projeto de Coordenador de Laboratório realizado com a turma 41 da tarde. A professora Vera E. Medeiros realizou este curso de 120 horas, de agosto a outubro, apresentando no final o projeto de aprendizagem com a referida turma. Além da informática, com a elaboração de páginas de Internet ou slides, foi utilizado a filmagem, passeios, etc.. abrindo um leque de possibilidades dentro da proposta de projetos de aprendizagem. Foi muito positivo, pois os alunos mostraram muito interesse e vontade. O trabalho destaque foi a pesquisa sobre o Castelo Chateau Lacave das alunas Isadora Dalla Zen, Bruna Rodrigues e e Franciele Borges Jacoby.
OBJETIVOS DO LIE:
Objetivos de 2005 :
Complementação dos estudos de sala de aula, através dos recursos
computacionais: digitação, pesquisa, criação de desenhos,
planilha eletrônica, jogos lúdicos, mostra de trabalhos...
Digitação de textos:
Open Office Writer - Digitação de textos já elaborados e
corrigidos em sala de aula. Os textos escolhidos para a digitação,
preferencialmente devem ser os realizados no mesmo grupo em que ficam
na sala de informática, para que todos possam participar da
digitação.
Pesquisa: Internet –
Mozilla - A escola não possui internet de acesso aos alunos, por
isso os temas de estudo solicitado pelos professores são pesquisados
com antecedência e inseridos na rede de computadores, simulando a
“navegação”.
Criação de desenhos:
Tux Paint - Os alunos tem a possibilidade de criar desenhos para
ilustrar os assuntos trabalhados.
Slides : Open Office
Impress: - Possibilita a criação de histórias, mostra de trabalhos
etc... através de slides.
Planilha Eletrônica –
Open Office Calc -Pode ser usada para diversas finalidades.
Elaboração de Tabelas, Gráficos, Caça Palavras etc...
Obs:
Cada turma tem uma
pasta onde seus trabalhos são salvos e guardados.
O conteúdo a ser visto
deve ser problematizado em sala de aula para que os alunos estejam
familiarizados com o que vai ser trabalhado na sala de informática.
Relatório
da primeira reunião de Coordenadores de Laboratório
No
dia 03 de março de 2005, os professores de informática educativa, da rede
municipal de ensino, se encontraram no Núcleo Tecnologia Educacional
com a coordenação de Isabel Cristina Lopes e Sintian Schmidt. Após
as boas-vindas da secretária da Educação, Ficou decidido que em
toda primeira quarta- feira do mês nos reuniremos no Núcleo para o
Curso de Capacitação Continuada em Informática na Educação.
O
objetivo desse curso é a construção, nos laboratórios de
informática educativa, de um espaço democrático, de discussão e
reflexão teórica e prática da ação pedagógica no uso da
tecnologia na educação. Através da Internet estaremos em contato
com todo o grupo fazendo reflexões e discussões on-line.
Os
encontros presenciais serão no NTE, na primeira quarta-feira de cada
mês, das 13:30 às 17:00. A duração do curso está previsto para
quatro anos, sendo que a cada ano os professores participantes
receberão certificado.
Foi
oferecido, também, um curso de GNU/LINUX, sistema livre, que está
substituindo o Windows da Microsoft nos novos laboratórios de
informática que estão iniciando a partir desse ano.
Os
encontros do curso serão no mês de março, nos dias 10, 15, 16, 17,
22 e 23, no horário das 13:30 às 17:00 no NTE. Da nossa escola vão
participar desse curso as professoras Vera Elenita Medeiros no turno
da tarde e a Sonia Ferronato, coordenadora da manhã, no turno da
noite.
Trabalhos dos alunos
Alguns relatos:
2ª Série: Mês de agosto/2005
2ª Série: Mês de agosto/2005
Os alunos
da 2ª série (t. 21, 22 e 23) estudaram em sala de aula sobre a
classificação dos animais vertebrados: Mamíferos, répteis,
peixes, aves e anfíbios. Achei que era a oportunidade deles usarem
nossa intranet. Elaborei um site com pouco texto e muitas imagens dos
animais. Iniciamos com a turma 23.Aprenderam que quando aparece uma
mãozinha tem uma portinha que abre para outras janelas. Exploraram
bem os links. Numa próxima aula eles criaram slides sobre a
classificação dos animais. Já deixei inserido em cada slide um
representante de cada classe, eles teriam que digitar embaixo da
figura as características principais de cada animal. Aprenderam a
mudar a cor do fundo, tamanho da fonte e a apresentar os slides.
Aconteceram alguns problemas com o Open Office Impress, como o sumiço
das figuras. Se as figuras não são salvas juntas numa pasta com o
slide, elas não ficam fixadas como no Power Point. A solução é
salvar com extensão ppt. Foram três aulas para terminar. Corrigir
os erros de português ou não? Pensei em deixar, mas eu e a
professora regente resolvemos sentar com cada grupo e orientá-los
para a correção dos erros. Outro ponto importante: A professora
achou que o trabalho estava demorando muito, gostaria de passar para
outro. Naquela semana pensei o que poderia fazer. Iniciar outro
trabalho e deixar esse, já terminado assim? Estava sendo tão
trabalhoso para eles digitarem, poucos tinham terminado, outros
estavam cançados, queriam jogar... Concluimos que o trabalho, depois
de pronto poderia ser apresentado para outra turma. E foi o que
fizemos, convidamos uma turminha de 1º.série para assistir as
apresentações. Porém a profe da primeira série achou que eles não
ficariam quietos e os espalhamos entre os dez grupos, onde
assistiriam a apresentação individualmente. Valeu!
As outras
duas segundas séries apresentaram para os colegas da sala. Todos
sentadinhos de frente para o computador do grupo que apresentava. O
grupo fazia a leitura de cada slide e depois respondia alguma
pergunta ou ouvia alguma crítica....
Trabalhando
com o editor de texto: Open Office Writer . Setembro
A segunda
série (t.23) trabalhou em sala de aula com fantoches. Em grupo
criaram uma estória com os fantoches. No Laboratório de Informática
digitaram a estória e desenharam os personagens no Tux Paint. Essa
foi a oportunidade para os alunos se familiarizarem com o editor de
texto do Linux. Aprenderam a fazer parágrafo, letra maiúscula,
corrigir os erros das palavrinhas sublinhadas, usar o travessão nos
diálogos e a acentuar. Os grupinhos eram de três, então ficou
combinado que cada um teria um espaço de tempo para digitar um
pouquinho. Alguns tomaram conta, pois achavam que digitavam mais
rápido do que os colegas. Esse trabalho também demorou, em torno de
três aulas, deixando alguns alunos cançados e a professora também.
Incentivei o desenho dos personagens para os que terminaram antes.
Mas os que demoraram mais usaram as imagens da pasta das figuras. Os
desenhos foram feitos no editor de desenhos Tux Paint. Para
transformar essa imagem em jpg é um pouco complexo para os alunos,
por isso é eu mesmo faço. Capturar a imagem da tela no desktop,
clicar para a figura abrir no Gimp, selecionar, recortar, abrir um
novo, colar e salvar como jpg, na pasta da turma. Os desenhos foram
feitos com o pincel, sem uso de carimbos, ficaram tão bonitos que
imprimimos colorido na secretaria para colocar no mural. A impressora
do Laboratório é preto e branco e nem todos estão na rede da
impressora, por isso a impressão dos trabalhos não é freqüente.
Terceira
Série:
Conhecendo
nossa cidade
Os alunos
aprenderam sobre sua cidade na sala de aula. No site da prefeitura de
Caxias consegui material para montar uma página com links sobre os
pontos turísticos da cidade, sobre a Catedrar Diocesana, Casa de
Pedra, Monumento ao Imigrante e Igreja São Pelegrino. Os alunos
exploraram a página, observaram as imagens que as ilustravam e
anotaram os itens mais importantes no caderno.
Foram
duas aulas explorando o site. Na terceira aula elaboraram um
acróstico sobre um ponto turístico escolhido (t.32) com o desenho
do ponto turístico. E a turma 31 fez um acróstico com o nome da
cidade (t.31). A continuação do trabalho se deu com o passeio pela
cidade e apresentação dos trabalhinhos realizado por eles.
Turma: Educação
Infantil
Professora: Delaine
Cristina Dal Ri
Exploração dos recursos de informática. Uso do
Tux Paint. Desenhos Livres: cores, linhas, carimbos e letras.
Projeto:
Sítio do Pica-Pau Amarelo – O reino das águas claras.
Datas: 10/05 à 05/06.
Tema: Literatura
Infantil com Monteiro Lobato: Obra Evolutiva de Reinações de
Narizinho
Objetivos:
- desenvolver o gosto pela literatura.
- Estimular a imaginação e a criatividade através das histórias.
- Utilizar os recursos da informática para expressar com sua criatividade o mundo imaginário do Reino das Águas Claras.
Atividades:
- Contação de histórias;
- Interação com bonecos;
- músicas dos personagens;
- filme sobre as histórias: O reino das Águas Claras;
- Confecção de personagens;
- nome dos personagens;
- dramatização de algumas partes da história.
- Informática: Em duplas ou trios: recriação do Reino das Águas Claras, desenho dos personagens, exploração das letras que formam o nome dos personagens.
Aplicativo: Tux Paint.
Escola
Marianinha Queiróz
Bairro
São Cristóvão
Caxias
do Sul - RS
Coordenadora:
Vera Elenita Medeiros
Avaliação
Anual Informática Educativa - dezembro 2005
Nosso
Laboratório de Informática funciona desde o inicio deste ano de
2005. Utilizamos o sistema Livre GNU/LINUX.
No
turno da manhã atendemos os alunos de 5ª a 8ª série, além de uma
turma de pré-escola e um primeira série. Os horários são
agendados com antecedência, conforme os professores vão
necessitando da informática para complementar seus projetos de sala
de aula. No turno da tarde atendemos alunos da Pré escola até a 4ª.
Série, o horário é fixo, uma aula semanal, podendo aumentar o
número de horas caso haja necessidade.
PONTOS
POSITIVOS:
- Por ser o primeiro ano de informática na escola tudo o que o Linux oferece foi bem recebido, Office e Tux.
- Na educação infantil ajudou muito o desenvolvimento da motricidade e criatividade. Exploraram o editor de desenhos (Tux Paint) e conheceram muitos estórias através de slides (Impress, criados pelos alunos das séries finais ou pela coordenadora do LI).
- Na primeira série, além do item anterior, foi favorecido o reconhecimento das letras, auxiliando na leitura e escrita (digitação).
- A 2ª, 3ª e 4ª série puderam fazer pesquisas na “Internet” ( classificação dos animais, história da nossa cidade, etc...) aprendendo a “navegar”. Aprenderam a trabalhar com slides, digitando e criando desenhos.
- Um ponto muito positivo foi a apresentação dos trabalhos realizados, no final de cada projeto, para seus colegas ou outra turma, favorecendo a desinibição e a apropriação do seu trabalho.
- As turma das séries finais (5ª a 8 ª séries), conforme o andamento das atividades, e projetos puderam navegar na Internet (intranet) para pesquisas (história, geografia e ciências principalmente), digitaram, criaram textos e estórias em formato de slides (português), trabalharam com a planilha eletrônica e gráficos e criaram cartilha eletrônica em Inglês.
- Os professores sempre estiveram abertos as abordagens da coordenadora do Laboratório para conhecer o que poderiam trabalhar com os alunos.
- O gravador de CD do servidor nos ajudou muito com os computadores em que não funcionava nem o disquete nem a rede.
- Encontros mensais, seminário e cursos só somaram na atuação depois no LI.
PONTOS
NEGATIVOS:
- Problemas com a impressão de todos os computadores. Nem todos imprimem.
- Problema com disquetes. Muitas vezes acontece do arquivo não abrir, “corrompido”. Muitos disquetes dão erro por terem sido danificados quando em uso (?). Tivemos um caso de drive de disquete danificado (foi trocado pela positivo) contendo peças de disquete dentro (primeira vez que vi um caso desses), por isso decidimos pelo não uso de disquete no próximo ano.
- Assistência do NTE- dificulta para nossa escola o fato de ter que buscar e levar o técnico. Por isso juntamos muitos problemas para depois chamar a assistência.
- Ausência de Internet para a pesquisa dos alunos. Apesar disso pude pesquisar na secretaria da escola para depois colocar em rede no LI, o que demandou mais tempo para organizar as páginas.
- A escola possui muitos CD educativos comprados em outros anos, mas que não podem ser abertos no Linux.
- Muitos professores gostariam que todos os trabalhos realizados no LI fossem impressos, o que não aconteceu esse ano.
- Cópias impressas são preto e branco.
- A falta de caixa de som nos computadores.
A
MELHORAR:
- Implantação da Internet para 2006.
- Nossos computadores vão ser formatados no final do ano para a melhoria da nossa rede. (19/12- Ronaldo NTE)
Saudades desta escola, "quem sabe quem é e de onde veio o vento não leva"
ResponderExcluir