quarta-feira, 18 de abril de 2012

ANO DE 2005

Equipe diretiva 2005

 Diretora: Luci Dal Piaz Nunes
Vices:   Manhã : Mara Turra Felippi
            Tarde: Miriam Mari Tomazoni da Silva


Professores de Informática:
Turno da manhã: Sonia Ferronato
Turno da tarde: Vera Elenita Medeiros
INTRODUÇÃO
DESTAQUES
OBJETIVOS DO LIE
RELATÓRIO DA PRIMEIRA REUNIÃO DE COORDENADORES DE LABORATÓRIO NO NTE
RELATOS E ALGUNS PROJETOS
AVALIAÇÃO DE 2005

INTRODUÇÃO

A partir de abril de 2005 nossa Escola iniciou as atividades no Laboratório de Informática. O texto abaixo consta no relatório de 2005.

"Em 1997 a Escola entrou no Projeto Proinfo. Apesar da direção ter ficado com dúvida, os pais através do CPM, incentivaram para que a Escola entrasse no projeto. O projeto foi realizado e a escola ficou entre as 10 escolhidas. Ao todo foram 24 escolas municipais que participaram. Foi exigido um local para a implantação do Laboratório de Informática. Após a construção do muro ao redor da escola, em fins de 1997, foi iniciada a nova sala. Em 1998 foi montada a sala que era uma área coberta. Através do Orçamento Participativo foi construída a sala de informática. Foram compradas cadeiras estofadas com dinheiro da escola. A prefeitura entrou com o quadro branco, armário, a instalação elétrica, com alarme e cortina, bem como a mão de obra da eletricidade. A instalação elétrica foi feita para 32 computadores. A escola comprou a porta pantográfica e as lajotas do piso com recursos próprios. Em 1999 estava concluída a sala. A encarregada do projeto até 2004, foi a professora Gislaine T. Roncareli de Salles, que passou para a secretaria no ano em que iniciaram as atividades no Laboratório.
A espera foi grande, foram seis anos para que o sonho se realizasse.
Durante esse tempo a sala foi usada primeiramente sediando o espaço para a Mostra Mariarte, depois para o brechó da Escola, reunião de professores, como sala de vídeo para os alunos, exposição de trabalhos (fotos de Sebastião Salgado), aulas de reforço, Karaokê etc. Finalmente em fins de 2004 chegaram os computadores. Em 2005 o Laboratório de Informática começou a ser utilizado".

DESTAQUES

 Neste ano inicial, alguns trabalhos merecem destaque como os livros das 8ª séries: "Papo Aberto" e "Fofuras da 81" com textos realizados pelos alunos de Língua Portuguesa e digitados no LIE e "Receitas das Nossas Mães" outro livro digitado no LIE, da turma 41.
Professora regente da turma 41: Sonia Ferronato. Projeto de Aprendizagem " O que eu gostaria de aprender?"
Nesse ano também destacamos o projeto de Coordenador de Laboratório realizado com a turma 41 da tarde. A professora Vera E. Medeiros realizou este curso de 120 horas, de agosto a outubro, apresentando no final o projeto de aprendizagem com a referida turma. Além da informática, com a elaboração de páginas de Internet ou slides, foi utilizado a filmagem, passeios, etc.. abrindo um leque de possibilidades dentro da proposta de projetos de aprendizagem. Foi muito positivo, pois os alunos mostraram muito interesse e vontade. O trabalho destaque foi a pesquisa sobre o Castelo Chateau Lacave das alunas Isadora Dalla Zen, Bruna Rodrigues e e Franciele Borges Jacoby.




OBJETIVOS DO LIE:

Objetivos de 2005 : Complementação dos estudos de sala de aula, através dos recursos computacionais: digitação, pesquisa, criação de desenhos, planilha eletrônica, jogos lúdicos, mostra de trabalhos...

Digitação de textos: Open Office Writer - Digitação de textos já elaborados e corrigidos em sala de aula. Os textos escolhidos para a digitação, preferencialmente devem ser os realizados no mesmo grupo em que ficam na sala de informática, para que todos possam participar da digitação.

Pesquisa: Internet – Mozilla - A escola não possui internet de acesso aos alunos, por isso os temas de estudo solicitado pelos professores são pesquisados com antecedência e inseridos na rede de computadores, simulando a “navegação”.

Criação de desenhos: Tux Paint - Os alunos tem a possibilidade de criar desenhos para ilustrar os assuntos trabalhados.

Slides : Open Office Impress: - Possibilita a criação de histórias, mostra de trabalhos etc... através de slides.
Planilha Eletrônica – Open Office Calc -Pode ser usada para diversas finalidades. Elaboração de Tabelas, Gráficos, Caça Palavras etc...

Obs:
Cada turma tem uma pasta onde seus trabalhos são salvos e guardados.
O conteúdo a ser visto deve ser problematizado em sala de aula para que os alunos estejam familiarizados com o que vai ser trabalhado na sala de informática.


Relatório da primeira reunião de Coordenadores de Laboratório

No dia 03 de março de 2005, os professores de informática educativa, da rede municipal de ensino, se encontraram no Núcleo Tecnologia Educacional com a coordenação de Isabel Cristina Lopes e Sintian Schmidt. Após as boas-vindas da secretária da Educação, Ficou decidido que em toda primeira quarta- feira do mês nos reuniremos no Núcleo para o Curso de Capacitação Continuada em Informática na Educação.
O objetivo desse curso é a construção, nos laboratórios de informática educativa, de um espaço democrático, de discussão e reflexão teórica e prática da ação pedagógica no uso da tecnologia na educação. Através da Internet estaremos em contato com todo o grupo fazendo reflexões e discussões on-line.
Os encontros presenciais serão no NTE, na primeira quarta-feira de cada mês, das 13:30 às 17:00. A duração do curso está previsto para quatro anos, sendo que a cada ano os professores participantes receberão certificado.
Foi oferecido, também, um curso de GNU/LINUX, sistema livre, que está substituindo o Windows da Microsoft nos novos laboratórios de informática que estão iniciando a partir desse ano.
Os encontros do curso serão no mês de março, nos dias 10, 15, 16, 17, 22 e 23, no horário das 13:30 às 17:00 no NTE. Da nossa escola vão participar desse curso as professoras Vera Elenita Medeiros no turno da tarde e a Sonia Ferronato, coordenadora da manhã, no turno da noite.






Trabalhos dos alunos
Alguns relatos: 
2ª Série: Mês de agosto/2005
Trabalhando com Open Office Impress:
Os alunos da 2ª série (t. 21, 22 e 23) estudaram em sala de aula sobre a classificação dos animais vertebrados: Mamíferos, répteis, peixes, aves e anfíbios. Achei que era a oportunidade deles usarem nossa intranet. Elaborei um site com pouco texto e muitas imagens dos animais. Iniciamos com a turma 23.Aprenderam que quando aparece uma mãozinha tem uma portinha que abre para outras janelas. Exploraram bem os links. Numa próxima aula eles criaram slides sobre a classificação dos animais. Já deixei inserido em cada slide um representante de cada classe, eles teriam que digitar embaixo da figura as características principais de cada animal. Aprenderam a mudar a cor do fundo, tamanho da fonte e a apresentar os slides. Aconteceram alguns problemas com o Open Office Impress, como o sumiço das figuras. Se as figuras não são salvas juntas numa pasta com o slide, elas não ficam fixadas como no Power Point. A solução é salvar com extensão ppt. Foram três aulas para terminar. Corrigir os erros de português ou não? Pensei em deixar, mas eu e a professora regente resolvemos sentar com cada grupo e orientá-los para a correção dos erros. Outro ponto importante: A professora achou que o trabalho estava demorando muito, gostaria de passar para outro. Naquela semana pensei o que poderia fazer. Iniciar outro trabalho e deixar esse, já terminado assim? Estava sendo tão trabalhoso para eles digitarem, poucos tinham terminado, outros estavam cançados, queriam jogar... Concluimos que o trabalho, depois de pronto poderia ser apresentado para outra turma. E foi o que fizemos, convidamos uma turminha de 1º.série para assistir as apresentações. Porém a profe da primeira série achou que eles não ficariam quietos e os espalhamos entre os dez grupos, onde assistiriam a apresentação individualmente. Valeu!

As outras duas segundas séries apresentaram para os colegas da sala. Todos sentadinhos de frente para o computador do grupo que apresentava. O grupo fazia a leitura de cada slide e depois respondia alguma pergunta ou ouvia alguma crítica....

Trabalhando com o editor de texto: Open Office Writer . Setembro

A segunda série (t.23) trabalhou em sala de aula com fantoches. Em grupo criaram uma estória com os fantoches. No Laboratório de Informática digitaram a estória e desenharam os personagens no Tux Paint. Essa foi a oportunidade para os alunos se familiarizarem com o editor de texto do Linux. Aprenderam a fazer parágrafo, letra maiúscula, corrigir os erros das palavrinhas sublinhadas, usar o travessão nos diálogos e a acentuar. Os grupinhos eram de três, então ficou combinado que cada um teria um espaço de tempo para digitar um pouquinho. Alguns tomaram conta, pois achavam que digitavam mais rápido do que os colegas. Esse trabalho também demorou, em torno de três aulas, deixando alguns alunos cançados e a professora também. Incentivei o desenho dos personagens para os que terminaram antes. Mas os que demoraram mais usaram as imagens da pasta das figuras. Os desenhos foram feitos no editor de desenhos Tux Paint. Para transformar essa imagem em jpg é um pouco complexo para os alunos, por isso é eu mesmo faço. Capturar a imagem da tela no desktop, clicar para a figura abrir no Gimp, selecionar, recortar, abrir um novo, colar e salvar como jpg, na pasta da turma. Os desenhos foram feitos com o pincel, sem uso de carimbos, ficaram tão bonitos que imprimimos colorido na secretaria para colocar no mural. A impressora do Laboratório é preto e branco e nem todos estão na rede da impressora, por isso a impressão dos trabalhos não é freqüente.

Terceira Série:

Conhecendo nossa cidade

Os alunos aprenderam sobre sua cidade na sala de aula. No site da prefeitura de Caxias consegui material para montar uma página com links sobre os pontos turísticos da cidade, sobre a Catedrar Diocesana, Casa de Pedra, Monumento ao Imigrante e Igreja São Pelegrino. Os alunos exploraram a página, observaram as imagens que as ilustravam e anotaram os itens mais importantes no caderno.
Foram duas aulas explorando o site. Na terceira aula elaboraram um acróstico sobre um ponto turístico escolhido (t.32) com o desenho do ponto turístico. E a turma 31 fez um acróstico com o nome da cidade (t.31). A continuação do trabalho se deu com o passeio pela cidade e apresentação dos trabalhinhos realizado por eles.


Turma: Educação Infantil
Professora: Delaine Cristina Dal Ri
Exploração dos recursos de informática. Uso do Tux Paint. Desenhos Livres: cores, linhas, carimbos e letras.

Projeto: Sítio do Pica-Pau Amarelo – O reino das águas claras.
Datas: 10/05 à 05/06.
Tema: Literatura Infantil com Monteiro Lobato: Obra Evolutiva de Reinações de Narizinho
Objetivos:
  • desenvolver o gosto pela literatura.
  • Estimular a imaginação e a criatividade através das histórias.
  • Utilizar os recursos da informática para expressar com sua criatividade o mundo imaginário do Reino das Águas Claras.
Atividades:
  • Contação de histórias;
  • Interação com bonecos;
  • músicas dos personagens;
  • filme sobre as histórias: O reino das Águas Claras;
  • Confecção de personagens;
  • nome dos personagens;
  • dramatização de algumas partes da história.
  • Informática: Em duplas ou trios: recriação do Reino das Águas Claras, desenho dos personagens, exploração das letras que formam o nome dos personagens.
Aplicativo: Tux Paint.


Escola Marianinha  Queiróz
Bairro São Cristóvão
Caxias do Sul - RS
Coordenadora: Vera Elenita Medeiros

Avaliação Anual Informática Educativa - dezembro 2005

Nosso Laboratório de Informática funciona desde o inicio deste ano de 2005. Utilizamos o sistema Livre GNU/LINUX.
No turno da manhã atendemos os alunos de 5ª a 8ª série, além de uma turma de pré-escola e um primeira série. Os horários são agendados com antecedência, conforme os professores vão necessitando da informática para complementar seus projetos de sala de aula. No turno da tarde atendemos alunos da Pré escola até a 4ª. Série, o horário é fixo, uma aula semanal, podendo aumentar o número de horas caso haja necessidade.

PONTOS POSITIVOS:
  • Por ser o primeiro ano de informática na escola tudo o que o Linux oferece foi bem recebido, Office e Tux.
  • Na educação infantil ajudou muito o desenvolvimento da motricidade e criatividade. Exploraram o editor de desenhos (Tux Paint) e conheceram muitos estórias através de slides (Impress, criados pelos alunos das séries finais ou pela coordenadora do LI).
  • Na primeira série, além do item anterior, foi favorecido o reconhecimento das letras, auxiliando na leitura e escrita (digitação).
  • A 2ª, 3ª e 4ª série puderam fazer pesquisas na “Internet” ( classificação dos animais, história da nossa cidade, etc...) aprendendo a “navegar”. Aprenderam a trabalhar com slides, digitando e criando desenhos.
  • Um ponto muito positivo foi a apresentação dos trabalhos realizados, no final de cada projeto, para seus colegas ou outra turma, favorecendo a desinibição e a apropriação do seu trabalho.
  • As turma das séries finais (5ª a 8 ª séries), conforme o andamento das atividades, e projetos puderam navegar na Internet (intranet) para pesquisas (história, geografia e ciências principalmente), digitaram, criaram textos e estórias em formato de slides (português), trabalharam com a planilha eletrônica e gráficos e criaram cartilha eletrônica em Inglês.
  • Os professores sempre estiveram abertos as abordagens da coordenadora do Laboratório para conhecer o que poderiam trabalhar com os alunos.
  • O gravador de CD do servidor nos ajudou muito com os computadores em que não funcionava nem o disquete nem a rede.
  • Encontros mensais, seminário e cursos só somaram na atuação depois no LI.



PONTOS NEGATIVOS:
  • Problemas com a impressão de todos os computadores. Nem todos imprimem.
  • Problema com disquetes. Muitas vezes acontece do arquivo não abrir, “corrompido”. Muitos disquetes dão erro por terem sido danificados quando em uso (?). Tivemos um caso de drive de disquete danificado (foi trocado pela positivo) contendo peças de disquete dentro (primeira vez que vi um caso desses), por isso decidimos pelo não uso de disquete no próximo ano.
  • Assistência do NTE- dificulta para nossa escola o fato de ter que buscar e levar o técnico. Por isso juntamos muitos problemas para depois chamar a assistência.
  • Ausência de Internet para a pesquisa dos alunos. Apesar disso pude pesquisar na secretaria da escola para depois colocar em rede no LI, o que demandou mais tempo para organizar as páginas.
  • A escola possui muitos CD educativos comprados em outros anos, mas que não podem ser abertos no Linux.
  • Muitos professores gostariam que todos os trabalhos realizados no LI fossem impressos, o que não aconteceu esse ano.
  • Cópias impressas são preto e branco.
  • A falta de caixa de som nos computadores.

A MELHORAR:
  • Implantação da Internet para 2006.
  • Nossos computadores vão ser formatados no final do ano para a melhoria da nossa rede. (19/12- Ronaldo NTE)
 

Um comentário:

  1. Saudades desta escola, "quem sabe quem é e de onde veio o vento não leva"

    ResponderExcluir