quarta-feira, 18 de abril de 2012

ANO DE 2006

Equipe Diretiva 2006
Diretora: Rita e Fátima Fiatt Dalzoto
Vices - Manhã - Ludimila Zan
            Tarde - Ivana Einsfeld Machado Crepaldi
Professores 2006:
Turno da Manhã: Fátima B. M. Grochot
Turno da Tarde: Vera E. Medeiros

INTRODUÇÃO
ANÁLISE DE DADOS DE 2006

INTRODUÇÃO
Equipe Diretiva
Direção: Rita
Vice Manhã: Ludimila
Vice Tarde: Ivana
Iniciamos o ano letivo de 2006 com nova equipe diretiva.

Neste ano destacamos um evento muito especial que envolveu a familia na Escola, " Circuito da Familia na Escola", com várias oficinas onde os pais tiveram a oportunidade de acompanhar os seus filhos no laboratório de Informática para conhecer e aprender um pouco com seus filhos. (08/07/2006)
Esse ano participamos do Seminário de Informática com o projeto "Como Cuidamos do Nosso  Lixo?", com a 4ª série do Ensino Fundamental, com as professoras Juleide Santin e a professora de artes Carmen Rech.


ANÁLISE DA REALIDADE DE 2006
RELATÓRIO DO INÍCIO DOS TRABALHOS NO LIE


Relatório Início dos Trabalhos no LIE

No início do ano letivo de 2006, os professores de laboratório se reuniram no salão da Smed (23/02). Conhecemos a estrutura virtual do novo núcleo de informática, o NIDI, Núcleo de Inclusão Digital. A partir deste ano a rede municipal está desvinculada do NTE, Núcleo de Tecnologia Educacional. Foi salientado a importância da aprendizagem por projetos, onde o trabalho cooperativo é o ponto de partida para elaboração de projetos, a aprendizagem por projetos possibilitará a superação de muitas deficiências na educação. Esse ano faremos o Plano de trabalho do LIE. Este plano deverá estar coerente com o Plano da Escola e com os PCNs. Após a leitura do texto de Moran, “Novos desafios para o professor”, elaboramos em conjunto o perfil e atribuições do professor do LI.
Do dia 27 de fevereiro a 03 de março, fizemos estudos de capacitação a distância, cada professor na sua escola. Esses estudos foram divididos em atividades: Revisitar os PCNs, Estudo da realidade da escola e Projetos de Aprendizagem.
Quanto aos PCNs, estudamos os volumes de Introdução, tanto dos anos iniciais quanto dos anos finais do Ensino Fundamental. O objetivo principal de rever os PCNs foi o de qualificar a prática educativa nos Laboratórios e também contribuir para a construção do projeto pedagógico do uso da Informática educativa na Escola.
O estudo da realidade envolveu a retomada do Projeto Pedagógico da escola. Esse projeto contempla as necessidades do Laboratório de Informática? Também consultamos os Planos de Estudo. Estes devem servir de suporte ao trabalho no Laboratório, por isso foi importante retomá-los para verificar os caminhos que estão apontando. Por fim consultamos os Planos de Trabalho para analisá-los frente ao Laboratório de Informática, o que pode ser modificado e o que deve ser mantido.
Na análise dos dados da realidade reunimos informações sobre a realidade da nossa escola, bem como dos nossos professores em relação aos seus conhecimentos de informática e suas expectativas.
Os encontros presenciais se deram na segunda semana de março, do dia 06/03 ao dia 10/03, na escola municipal Papa João XXIII, no turno de trabalho. Os três primeiros dias foram dados pelo instrutor Claudio da Netcom. Conhecemos a nova versão do Linux. Conhecemos a filosofia do Software livre, sobre a distribuição Linux e a versão Suse.
    Os dois últimos dias foram realizados sob a coordenação de Isabel Cristina Lopes e Sintian Schmidt. Revemos alguns pontos do nosso estudo, como os PPP das escolas e os PCNs. Foi dado ênfase também aos projetos de aprendizagem. A professora Tatiana Barth, da Escola Pref. Luciano Corsetti relatou sua experiência de projeto de aprendizagem, apresentado no II Seminário Nacional Tecnologia e educação, ouve muitos questionamentos e contribuições. Por fim recebemos orientações de como sistematizar nosso plano de trabalho no LIE, destacando elementos como: identificação, os objetivos e a proposta metodológica. Tivemos prazo até o dia 30 de março para enviar o Plano de Trabalho.


    ANÁLISE DA REALIDADE

    IDENTIFICAÇÃO

    Escola: E.M.E.F. Profª. Marianinha Queiróz
    Coordenadora do projeto da tarde:Vera Elenita Medeiros
    Professores de Informática:Vera E.Medeiros e Fátima B. M. Grochot
    Público- alvo: alunos de 1ª a 4ª série matriculados nesta escola no turno da tarde.
    Período de realização: de março a dezembro de 2006, durante o ano letivo.

    CARACTERIZAÇÃO DA REALIDADE

    Nossa escola ja possui um laboratório de informática. Aulas de 50 minutos e uma grade curricular seqüencial. Nossa escola conta com 563 alunos matriculados, sendo 289 matriculados no turno da manhã, de 5ª a 8ª séries e uma turma de 1ª série, e 274 alunos no turno da tarde. Á tarde contamos com alunos da 1ª série até a 4ª série.
    Desde o ano passado possuímos um Laboratório de Informática, do Projeto Proinfo, com 10 computadores e uma impressora. Os alunos já possuem noções básicas de informática, com excessão das turmas da 1ª série que vieram de fora este ano. A Escola não possui Internet. O turno da tarde será atendido dentro de Projetos de Aprendizagem, o horário não será fixo, como aconteceu no ano anterior, mas marcado com antecedência pela professora regente, depois da elaboração do projeto em conjunto com a coordenadora pedagógica e com a professora de informática.
    Á tarde possuimos 18 professores, dos quais 13 possuem computador em casa com acesso à Internet, e 4 não possuem computador, nem acesso à Internet.
    Para o grupo de professores da tarde, a função da informática educativa é muito diversificada. Três professores acreditam que auxilia no processo pedagógico. Outras funções: Acompanhar os avanços da tecnologia, que o aluno tenha conhecimento da informática, ajuda na construção do conhecimento, auxilia nas descobertas e aprendizagem, ferramenta para a alfabetização, apoio aos conteúdos desenvolvidos em aula, informa sobre o mundo atual, auxilia e qualifica o processo ensino-aprendizagem e insere os alunos no mundo da informática.
    Quanto a expectativa de trabalhar a informática em 2006, muitos professores responderam que continuem os projetos com interação de conteúdos. Três professores novos responderam estar na expectativa da espera, pois não trabalharam ainda com informática. Outras expectativas foram: que continue um bom trabalho de integração, como no ano anterior e melhorar o trabalho por projetos desenvolvendo boas estratégias pedagógicas com o intuito de qualificar os projetos.
    A grande maioria dos professores possui computador em casa, e todos os que o possuem tem acesso à Internet. Nem todos fizeram cursos, e uma minoria fez curso de Informática Educativa. Apenas um professor não possui computador e não fez curso nenhum, pois o restante, mesmo sem ter computador, já fizeram algum tipo de curso, isto é, já dominam de alguma maneira esta tecnologia. A escola oferece um computador na sala dos professores para seu uso, porém não é muito usado, pois não possui impressora e nem Internet. O seu uso requer o uso de disquete para impressão em casa ou na secretaria da escola. Com excessão dos professores novos, a informática é familiar na vida escolar dos professores da tarde desde o ano anterior, quando foi inaugurado nosso LI.
    No ano passado o turno da tarde teve acesso ao LI através de horário fixo semanal. Apenas uma turma teve acesso a mais de um dia por semana no LI, pois foi a pioneira na realização de um projeto de aprendizagem (turma 41).
    No turno da manhã o horário era flexível, dependendo do projeto e podiam utilizar o LI mais de uma vez por semana. Constatamos que o horário flexível tem muito mais qualidade sob o ponto de vista pedagógico, pois é marcado com antecedência e obedece ao andamento de uma projeto previamente preparado. No turno da tarde, sentimos muitas vezes que a Informática era mais uma especializada. Apesar de terem acontecido projetos mais longos com envolvimento da professora regente, também aconteceu casos em que este era o momento da professora regente resolver algum problema mais específico fora do LI, não acompanhando o trabalho no Laboratório. Acreditamos que este ano com o horário flexível, isto não venha a ocorrer, pois haverá a necessidade do professor acompanhar todas as etapas do trabalho.






    Relato de ExperiênciaA segunda série da professora Valnardete trabalharam os animais. No LIE elaboraram um Dicionário dos bichos, o Bichonário que foi transformado em livrinho, com os recursos computacionais.
    Agosto 2006
    1. Título do relato:
    Educação Ambiental em Sala de Aula: Como Cuidamos do Nosso Lixo?

    1. Relator(a, es, as) e correspondente(s) escola(s) onde atua(m):
    Escola M.E.F.Profª. Marianinha Queiróz
    Professora Regente: Juleide Santin
    Professora LIE: Vera E. Medeiros
    Professora Artes: Carmen R. Rech



    1. Série / ano / ciclo e área do conhecimento envolvida:
    4ª série do Ensino Fundamental
    Projeto de Educação Ambiental, Educação Artística, Informática e Língua Portuguesa.


    1. Software (s) e recurso (s) utilizados:
    Pesquisa em material pré-selecionado pelos professores em sites da internet.
    Passeio de Estudos: “Os caminhos do Lixo” - CODECA - Registro de fotos digitais.
    Passeio de observação no bairro. Fotos digitais. “Como nossa comunidade cuida do seu lixo?”.
    Utilização do LIE para elaboração de relatórios e pesquisas.


    1. Descrição sucinta do relato:

    Projeto de Educação Ambiental, Educação Artística, Informática e Língua Portuguesa. Tendo em vista a importância da preservação do meio ambiente surgiu o desejo de oportunizar aos alunos o conhecimento e a conscientização de como cuidamos de nosso lixo, procurando despertar a busca de melhoria da qualidade de vida na nossa comunidade. Esse projeto teve início a partir a proposta da professora regente no início do ano. Em reunião com a coordenadora pedagógica da escola, com a coordenadora do LIE, da professora de Artes e da professora regente esboçamos o projeto. O projeto teve início no mês de maio e seu término está previsto para setembro, na Festa da Primavera, onde haverá uma amostra e desfile dos objetos e roupas confeccionadas pelos alunos.
    Através desse projeto procuramos proporcionar ao aluno a construção interna do conhecimento, partindo da sua própria realidade, buscando a sua parceria no planejamento das ações, para que ele chegue a uma síntese pessoal que refletirá em novas atitudes, visando buscar um mundo mais equilibrado social e ambientalmente.



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