Equipe Diretiva 2006
Diretora: Rita e Fátima Fiatt Dalzoto
Vices - Manhã - Ludimila Zan
Tarde - Ivana Einsfeld Machado Crepaldi
Turno da Manhã: Fátima B. M. Grochot
Turno da Tarde: Vera E. Medeiros
INTRODUÇÃO
ANÁLISE DE DADOS DE 2006
INTRODUÇÃO
Equipe Diretiva
Direção: Rita
Vice Manhã: Ludimila
Vice Tarde: Ivana
Iniciamos o ano letivo de 2006 com nova equipe diretiva.
Neste ano destacamos um evento muito especial que envolveu a familia na Escola, " Circuito da Familia na Escola", com várias oficinas onde os pais tiveram a oportunidade de acompanhar os seus filhos no laboratório de Informática para conhecer e aprender um pouco com seus filhos. (08/07/2006)
Esse ano participamos do Seminário de Informática com o projeto "Como Cuidamos do Nosso Lixo?", com a 4ª série do Ensino Fundamental, com as professoras Juleide Santin e a professora de artes Carmen Rech.
ANÁLISE DA REALIDADE DE 2006
RELATÓRIO DO INÍCIO DOS TRABALHOS NO LIE
Relatório
Início dos Trabalhos no LIE
No
início do ano letivo de 2006, os professores de laboratório se
reuniram no salão da Smed (23/02). Conhecemos a estrutura virtual
do novo núcleo de informática, o NIDI, Núcleo de Inclusão
Digital. A partir deste ano a rede municipal está desvinculada do
NTE, Núcleo de Tecnologia Educacional. Foi salientado a importância
da aprendizagem por projetos, onde o trabalho cooperativo é o ponto
de partida para elaboração de projetos, a aprendizagem por projetos
possibilitará a superação de muitas deficiências na educação.
Esse ano faremos o Plano de trabalho do LIE. Este plano deverá estar
coerente com o Plano da Escola e com os PCNs. Após a leitura do
texto de Moran, “Novos desafios para o professor”, elaboramos em
conjunto o perfil e atribuições do professor do LI.
Do
dia 27 de fevereiro a 03 de março, fizemos estudos de capacitação
a distância, cada professor na sua escola. Esses estudos foram
divididos em atividades: Revisitar os PCNs, Estudo da realidade da
escola e Projetos de Aprendizagem.
Quanto
aos PCNs, estudamos os volumes de Introdução, tanto dos anos
iniciais quanto dos anos finais do Ensino Fundamental. O objetivo
principal de rever os PCNs foi o de qualificar a prática educativa
nos Laboratórios e também contribuir para a construção do projeto
pedagógico do uso da Informática educativa na Escola.
O
estudo da realidade envolveu a retomada do Projeto Pedagógico da
escola. Esse projeto contempla as necessidades do Laboratório de
Informática? Também consultamos os Planos de Estudo. Estes devem
servir de suporte ao trabalho no Laboratório, por isso foi
importante retomá-los para verificar os caminhos que estão
apontando. Por fim consultamos os Planos de Trabalho para analisá-los
frente ao Laboratório de Informática, o que pode ser modificado e o
que deve ser mantido.
Na
análise dos dados da realidade reunimos informações sobre a
realidade da nossa escola, bem como dos nossos professores em relação
aos seus conhecimentos de informática e suas expectativas.
Os encontros presenciais se deram na
segunda semana de março, do dia 06/03 ao dia 10/03, na escola
municipal Papa João XXIII, no turno de trabalho. Os três primeiros
dias foram dados pelo instrutor Claudio da Netcom. Conhecemos a nova
versão do Linux. Conhecemos a filosofia do Software livre, sobre a
distribuição Linux e a versão Suse.
Os dois últimos dias foram realizados
sob a coordenação de Isabel Cristina Lopes e Sintian Schmidt.
Revemos alguns pontos do nosso estudo, como os PPP das escolas e os
PCNs. Foi dado ênfase também aos projetos de aprendizagem. A
professora Tatiana Barth, da Escola Pref. Luciano Corsetti relatou
sua experiência de projeto de aprendizagem, apresentado no II
Seminário Nacional Tecnologia e educação, ouve muitos
questionamentos e contribuições. Por fim recebemos orientações de
como sistematizar nosso plano de trabalho no LIE, destacando
elementos como: identificação, os objetivos e a proposta
metodológica. Tivemos prazo até o dia 30 de março para enviar o
Plano de Trabalho.
ANÁLISE
DA REALIDADE
IDENTIFICAÇÃO
Escola:
E.M.E.F. Profª. Marianinha Queiróz
Coordenadora
do projeto da tarde:Vera Elenita Medeiros
Professores
de Informática:Vera E.Medeiros e Fátima B. M. Grochot
Público-
alvo: alunos de 1ª a 4ª série matriculados nesta escola no turno
da tarde.
Período
de realização: de março a dezembro de 2006, durante o ano letivo.
CARACTERIZAÇÃO
DA REALIDADE
Nossa
escola ja possui um laboratório de informática. Aulas de 50 minutos
e uma grade curricular seqüencial. Nossa
escola conta com 563 alunos matriculados, sendo 289 matriculados no
turno da manhã, de 5ª a 8ª séries e uma turma de 1ª série, e
274 alunos no turno da tarde. Á tarde contamos com alunos da 1ª
série até a 4ª série.
Desde o ano passado possuímos um Laboratório de Informática, do
Projeto Proinfo, com 10 computadores e uma impressora. Os alunos já
possuem noções básicas de informática, com excessão das turmas
da 1ª série que vieram de fora este ano. A Escola não possui
Internet. O turno da tarde será atendido dentro de Projetos de
Aprendizagem, o horário não será fixo, como aconteceu no ano
anterior, mas marcado com antecedência pela professora regente,
depois da elaboração do projeto em conjunto com a coordenadora
pedagógica e com a professora de informática.
Á
tarde possuimos 18 professores, dos quais 13 possuem computador em
casa com acesso à Internet, e 4 não possuem computador, nem acesso
à Internet.
Para
o grupo de professores da tarde, a função da informática educativa
é muito diversificada. Três professores acreditam que auxilia no
processo pedagógico. Outras funções: Acompanhar os avanços da
tecnologia, que o aluno tenha conhecimento da informática, ajuda na
construção do conhecimento, auxilia nas descobertas e aprendizagem,
ferramenta para a alfabetização, apoio aos conteúdos desenvolvidos
em aula, informa sobre o mundo atual, auxilia e qualifica o processo
ensino-aprendizagem e insere os alunos no mundo da informática.
Quanto
a expectativa de trabalhar a informática em 2006, muitos professores
responderam que continuem os projetos com interação de conteúdos.
Três professores novos responderam estar na expectativa da espera,
pois não trabalharam ainda com informática. Outras expectativas
foram: que continue um bom trabalho de integração, como no ano
anterior e melhorar o trabalho por projetos desenvolvendo boas
estratégias pedagógicas com o intuito de qualificar os projetos.
A
grande maioria dos professores possui computador em casa, e todos os
que o possuem tem acesso à Internet. Nem todos fizeram cursos, e uma
minoria fez curso de Informática Educativa. Apenas um professor não
possui computador e não fez curso nenhum, pois o restante, mesmo sem
ter computador, já fizeram algum tipo de curso, isto é, já dominam
de alguma maneira esta tecnologia. A escola oferece um computador na
sala dos professores para seu uso, porém não é muito usado, pois
não possui impressora e nem Internet. O seu uso requer o uso de
disquete para impressão em casa ou na secretaria da escola. Com
excessão dos professores novos, a informática é familiar na vida
escolar dos professores da tarde desde o ano anterior, quando foi
inaugurado nosso LI.
No
ano passado o turno da tarde teve acesso ao LI através de horário
fixo semanal. Apenas uma turma teve acesso a mais de um dia por
semana no LI, pois foi a pioneira na realização de um projeto de
aprendizagem (turma 41).
No turno da manhã o horário era flexível, dependendo do projeto e
podiam utilizar o LI mais de uma vez por semana. Constatamos que o
horário flexível tem muito mais qualidade sob o ponto de vista
pedagógico, pois é marcado com antecedência e obedece ao
andamento de uma projeto previamente preparado. No turno da tarde,
sentimos muitas vezes que a Informática era mais uma especializada.
Apesar de terem acontecido projetos mais longos com envolvimento da
professora regente, também aconteceu casos em que este era o momento
da professora regente resolver algum problema mais específico fora
do LI, não acompanhando o trabalho no Laboratório. Acreditamos que
este ano com o horário flexível, isto não venha a ocorrer, pois
haverá a necessidade do professor acompanhar todas as etapas do
trabalho.
Relato
de ExperiênciaA segunda série da professora Valnardete trabalharam os animais. No LIE elaboraram um Dicionário dos bichos, o Bichonário que foi transformado em livrinho, com os recursos computacionais.
Agosto 2006
- Título do relato:
Educação
Ambiental em Sala de Aula: Como Cuidamos do Nosso Lixo?
- Relator(a, es, as) e correspondente(s) escola(s) onde atua(m):
Escola
M.E.F.Profª. Marianinha Queiróz
Professora Regente: Juleide
Santin
Professora LIE: Vera E. Medeiros
Professora Artes: Carmen R. Rech
Professora LIE: Vera E. Medeiros
Professora Artes: Carmen R. Rech
- Série / ano / ciclo e área do conhecimento envolvida:
4ª
série do Ensino Fundamental
Projeto de
Educação Ambiental, Educação Artística, Informática e Língua
Portuguesa.
- Software (s) e recurso (s) utilizados:
Pesquisa em
material pré-selecionado pelos professores em sites da internet.
Passeio de
Estudos: “Os caminhos do Lixo” - CODECA - Registro de fotos
digitais.
Passeio de
observação no bairro. Fotos digitais. “Como nossa comunidade
cuida do seu lixo?”.
Utilização do
LIE para elaboração de relatórios e pesquisas.
- Descrição sucinta do relato:
Projeto
de Educação Ambiental, Educação Artística, Informática e
Língua Portuguesa. Tendo
em vista a importância da preservação do meio ambiente surgiu o
desejo de oportunizar aos alunos o conhecimento e a conscientização
de como cuidamos de nosso lixo, procurando despertar a busca de
melhoria da qualidade de vida na nossa comunidade.
Esse
projeto teve início a partir a proposta da professora regente no
início do ano. Em reunião com a coordenadora pedagógica da escola,
com a coordenadora do LIE, da professora de Artes e da professora
regente esboçamos o projeto. O projeto teve início no mês de maio
e seu término está previsto para setembro, na Festa da Primavera,
onde haverá uma amostra e desfile dos objetos e roupas
confeccionadas pelos alunos.
Através desse
projeto procuramos proporcionar ao aluno a construção interna do
conhecimento, partindo da sua própria realidade, buscando a sua
parceria no planejamento das ações, para que ele chegue a uma
síntese pessoal que refletirá em novas atitudes, visando buscar um
mundo mais equilibrado social e ambientalmente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário