quarta-feira, 18 de abril de 2012

ANO DE 2008

Equipe Diretiva 2008
Diretora: Rita de Fátima Fiatt Dalzoto
Vices - Manhã - Ludimila Zan
            Tarde - Pauline de Oliveira Leidens


Professores:
Turno da manhã: Sônia Ferronatto
Turno da Tarde: Vera E. Medeiros

-->
ANÁLISE DA REALIDADE

Números de alunos: 565 alunos matriculados nos dois turnos.

CARACTERIZAÇÃO DA REALIDADE

Nossa escola situa-se na antiga Encruzilhada de Ana Rech, hoje bairro São Cristóvão, próxima à BR 116 e a entrada de Ana Rech. Atendemos principalmente ao bairro São Cristóvão e a Cooperativa Marianinha. O Bairro São Cristóvão é um bairro mais antigo, de classe média com tradição religiosa (Festa de São Cristóvão). A Cooperativa Marianinha surgiu de uma invasão de 3,5 hectares de terreno da nossa escola no início dos anos 90. Foi uma invasão que deu certo, pois os “novos moradores” se organizaram em cooperativismo e com a ajuda da Caixa Econômica Federal conseguiram a construção de suas casas e dos prédios. Essas duas realidades encontram-se presentes em nossa escola. Famílias mais tradicionais ao lados de famílias que já tem uma experiência política de lutar por seus direitos, mas também de achar que o poder público tem que subdisiá-las em tudo. Há muitas famílias carentes, bem como migrantes que vem do interior em busca de emprego.
Contamos com 565 alunos matriculados, sendo 319 matriculados no turno da manhã, de 5ª a 8ª séries, uma turma de 1ª ano e uma turma de 4ª série, e 246 alunos no turno da tarde. Á tarde contamos com alunos da 1ª ano até a 4ª série. Cerca de 30% dos nossos alunos possuem computadores e em torno de 20% tem acesso à Internet.
A escola possui 42 professores, 20 à tarde e 22 no turno da manhã, a maioria dos nossos professores possui computador com acesso à Internet em casa.
Desde 2005 possuímos um Laboratório de Informática, do Projeto Proinfo, com 10 computadores e uma impressora. Em 2007 a escola adquiriu mais dois computadores, somando assim, 12 computadores. As aulas são de 50 minutos e uma grade curricular seqüencial.
A Escola não possui Internet no Laboratório. O turno da tarde o horário continuará fixo, como o ano anterior. Os projetos serão elaborados com a professora regente, a coordenadora pedagógica e com a coordenadora do LIE.
No turno da manhã o horário é flexível, dependendo do projeto e podem utilizar o LIE mais de uma vez por semana. Constatamos que o horário flexível tem muito mais qualidade sob o ponto de vista pedagógico, pois é marcado com antecedência e obedece ao andamento de uma projeto previamente preparado.




O QUE DIZ NOSSO REGIMENTO ESCOLAR:


“Laboratório de Informática

A Escola conta com as instalações e espaço físico adequado para o Laboratório de Informática. Com o objetivo de acompanhar o ritmo acelerado de mudanças, o progresso tecnológico de modo atual e propiciar condições aos alunos de uma aprendizagem significativa e enriquecedora, a escola mantem este laboratório em conjunto com professores capacitados para este fim. Os trabalhos e projetos são organizados por professores de sala de aula, coordenadores pedagógicos e professores coordenadores do LIE. O espaço pode ser acessado pelo corpo discente, docente e funcionários da escola, intensificando atividades e enriquecendo o conhecimento em informática, visto que este é imprescindível nos tempos atuais.
Cabe ao professor do Laboratório de informática as seguintes atribuições:
  • Manter um planejamento integrado ao professor de cada turma com seu respectivo projeto;
  • Incentivar a visita freqüente, bem como o acesso aos computadores por alunos, professores e funcionários;
  • Orientar sobre os cuidados e incentivar a valorização dos computadores como bens comuns;
  • Buscar alternativas para melhorias no ambiente da sala de informática;
  • Manter os professores a par das possibilidades do uso do Laboratório;
  • Participar das reuniões, seminários e encontros promovidos pela SMED;
  • Oportunizar aos alunos o acesso à informática educativa através de atividades lúdicas, desafiando-os a elaborar hipóteses em relação a linguagem e conceitos;
  • Auxiliar os educandos na organização do pensamento formal, qualquer que seja a área do conhecimento ou componente curricular;
  • integrar linguagens, aplicativos, jogos e material manipulativo com as atividades do currículo formal;
  • Dispor de um horário semanal ou quinzenal para planejamento junto com a coordenadora pedagógica e professores.”



Projeto: “Resgatando e valorizando a história da Escola”


Objetivos:

-    Resgatar e valorizar a história da Escola;
-   Conhecer a vida da Patrona da Escola “ Professora Marianinha Queiroz “;
-   Sensibilizar o grupo de alunos sobre a importância de manter e conservar o patrimônio escolar.

Programação:

-         Pesquisa dos alunos e  professores nos dois turnos, sobre a história da Escola e da biografia da professora Marianinha Queiroz,  foram usados  diversos materiais existentes na escola (álbuns, registros, leis, filmagens, fotos , recortes de jornais antigos, entrevistas com a primeira diretora da Escola, entre outros.)
-         Montagem da história da escola em slides, apresentado em datashow pelos alunos no Laboratório  de Informática com o auxílio do professor de História e Geografia, das 8ªs. séries, professor Mílton.
-         Com a orientação do professor de História os alunos  fotografaram a realidade do bairro para posterior confronto com o que era antigamente. Foi feita montagem de um painel “ Ontem, Hoje e Muito trabalho pela frente...”
-         Em conjunto com a bibliotecária na hora do conto, e os professor de Português, foi resgatada a história da Patrona da Escola  e como resultado deste trabalho foram preparadas as apresentações para o dia da comemoração e um  salão com a exposição de objetos e móveis pertencentes a patrona da Escola doados pela família da mesma, e trabalhos confeccionados pelos alunos.

- Apresentação em datashow dos slides produzidos pelos alunos no Laboratório de Informática.

 -Distribuição dos folderes, produzidos no Laboratório de Informática com o auxílio da professora Mariluci, de Português para as pessoas presentes no evento.





Escola M.E.F. Profª. Marianinha Queiroz
Laboratório de Informática Educativa – LIE – 2008


            Projeto: “Falando sobre a Vida”

Séries: 1º. ano à 4ª. série do Ensino Fundamental
Coordenadora Pedagógica: Ivonete B. de Lima
Coordenadora do LIE (tarde): Vera E. Medeiros

Descrição do Projeto:
            Projeto “Falando sobre a Vida” vai envolver todas as disciplinas juntamente com a Biblioteca, Artes e Informática. O projeto foi esboçado com a coordenadora pedagógica, com a coordenadora do LIE, da professora de Artes, da bibliotecária e da professora regente de cada turma.
            Combinamos que todos os alunos teriam uma introdução sobre o assunto, foi escolhido a história do  Pinóquio, pelo seu caráter moralizante com o objetivo de refletir e comparar atitudes do personagem enquanto boneco e enquanto pessoa. Pinóquio é a história de um boneco de madeira criada pelo carpinteiro Gepeto, que   ganha vida, através de uma fada, é muito travesso e não respeita seus limites.

Objetivos:
l  Comprometer a comunidade escolar com a defesa e promoção da vida, desde a sua concepção até sua morte natural;
l  Oportunizar atividades aos alunos para a sensibilização da comunidade escolar da importância do cuidado à vida e ao meio ambiente para a vida acontecer de forma equilibrada;
l  Sensibilizar a comunidade escolar sobre a violência existente entre os seres humanos: valorizando o respeito as diferenças.
l  Proporcionar um  maior conhecimento sobre a vida animal e suas principais características, bem como atitudes de respeito que devemos ter com eles.
l  Proporcionar um maior conhecimento sobre a flora.  Reconhecimento da importância de valorizar o saber popular, sua história e sua transmissão.

Sugestões de Atividades:

PLANTAS: 1º.s e 2º. anos.
LIE: Pesquisa na Internet e elaboração de slides sobre plantas. Diversas atividades e jogos envolvendo o tema como caça palavras e outros.
Elaboração de canteiros com garrafas Pet;
Construção do cactário (após visita ao Jardim Botânico);
Música, teatro, elaboração de fantoches, criação de jogos, pesquisa de plantas   
medicinais etc..

ANIMAIS: 3ªs séries
LIE: Pesquisa na Internet e elaboração de slides sobre animais. Diversas atividades e jogos envolvendo o tema como caça palavras e outros.
Construção de animais utilizando material reciclado.
Música, teatro, fantoches etc...

SER HUMANO : 4ªs séries
LIE: Pesquisa na Internet e elaboração de slides. Diversas atividades e jogos envolvendo o tema como caça palavras e outros.
Teatro, fantoches, criação de jogos, visita ao asilo, palestras  com Sargento Maria.



Projeto Escritor na Escola
Flavio Luiz Ferrarini



BLOG JOVENS POETAS


- Produção alunos
 Professora Sônia Ferronato

 


 Este blog mostra a produção literária/poética dos alunos da Escola Municipal Professora Marianinha Queiroz, da 4ª e 7ª séries, no ano de 2008 - Caxias do Sul, RS. http://poetasjovens.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário