quarta-feira, 18 de abril de 2012

ANO DE 2010

Equipe Diretiva 2010
Diretor: Paulo Roberto Andrade dos Santos
Vices - Manhã - Mara Turra Felippi
            Tarde - Clairi tedesco



COORDENADORES DO LIE: MANHÃ: profª Gládis Rosa Oliveira da Costa TARDE: profª Vera Elenita Medeiros

 

 Esse ano participamos do Seminário de Informática  Educativa no dia 4 de novembro 
1-  CONSTRUINDO A IDEIA DE MAPA - 3º ano B- professora Maria Angela Zanol.
2-  GEOMETRIA PLANA COM USO DA LINGUAGEM LOGO - 5ª Série -  Professor Jair Rippel


3º ANO B
Professora: Maria Angela Zanol

Título: Construindo a idéia de Mapa
:


Objetivos: Levar os alunos a conhecerem a linguagem cartográfica (forma de representação espacial)- Conhecer a história do bairro onde  a escola está inserida
Desenvolver  a percepção visual do espaço circundante da escola
 Identificar os pontos de referência da região
Relacionar a paisagem natural  e  as transformações atuais deste espaço
 Representar objetos  vistos  de cima para baixo
 Construir  mapas, planta baixa e maquete (Artes)

Sala de Aula
1º)  Exploração dos conhecimentos prévios dos alunos. Estudo de textos do livro de Geografia. Atividades de pesquisa sobre endereço, localização, trajetos e representação da sala como planta baixa
2º) Através do desenho, representaram objetos no mesmo espaço visto de cima, de lado, de frente, em tamanho real, ampliado e reduzido
3º) Planta baixa da sala  de aula e da casa deles, sem relacionar o tamanho das peças entre si

4º)  Uso de medidas: Medimos com trena a extensão da sala de aula e da escola por fora, depois comparamos o tamanho da sala com o comprimento da parede da escola
5º) Trabalhamos a planta baixa do prédio da escola, desenhado pela professora
 Nomeamos cada espaço representado e fizemos um trajeto na escola marcando esse trajeto na planta baixa

6º) Observaram algumas plantas de casa ( livro de Geografia e de Matemática) e fizeram exercícios  de comparação de tamanho
7º) Desenho de observação da escola vista de frente
8º) Elaboração da maquete iniciada no pátio da escola
9º) Estudo da história da localidade
10º) Visita ao Museu Municipal

Artes

 Divididos em grupo confeccionaram com sucatas os pontos de referência da região, como a igreja, escola, o posto de gasolina e os prédios da Cooperativa Marianinha  Queiroz.

Laboratório de Informática:

- Vídeos do youtube sobre planta baixa no datashow.
- Google mapas. Localizamos a escola, a BR116, a Rota do Sol, Ana Rech , Faxinal e arredores.
- Pesquisa do nome das ruas e das localidades onde cada um mora.
- Paint - Desenho de planta baixa da casa deles.

Avaliação:
Os alunos foram avaliados em todo o processo segundo o critério de participação e empenho nas atividades.
Para eles o projeto foi de grande crescimento, de reconhecimento e valorização  do espaço que eles ocupam.
Outro ponto importante é que  conseguiram ter ideia de representação de espaço.

Material de Apoio:
Salto para o Futuro. DVD 41.”Cartografia na Escola. Parte I”
Vilas e Bairros- Edição Smed.
Livro de Geografia –Projeto Pitangua Ed.Moderna .S.Paulo.2005.




Projeto : GEOMETRIA PLANA COM USO DA LINGUAGEM LOGO



Professor: Jair Rippel
Objetivos:
- Aprender e aplicar conceitos da geometria plana no estudo dos polígonos, e de formas geométricas diversas, a partir de produções pessoais
- Desenvolver a capacidade de investigar e testar soluções para desafios matemáticos
- Introduzir a ideia de lógica de programação com a utilização da linguagem Logo
- Aperfeiçoar a capacidade de localização e relacionar com o espaço-tempo em atividades que envolvem movimento

Passos do Projeto – Sala de Aula
1º) Conceitos básicos de ângulo, medidas e reconhecimento dos principais ângulos (0º, 90º, 180º, 360º e suas frações)
2º) Apresentação da “Tat” aos alunos como um objeto que entende uma linguagem específica e apenas essa linguagem
3º) Apresentação de alguns comandos básicos da linguagem entendida pela Tat (PF – para frente e PT – para trás) e demonstração  com o próprio corpo e após no quadro o comportamento ao receber os comandos
4º) Parte  prática: Desafios onde os alunos terão a oportunidade de descobrirem por si mesmos o melhor jeito de resolvê-los. A intervenção do professor se faz necessária, quando  a curiosidade do aluno é maior do que sua capacidade de resolver o desafio. Aos que eventualmente não se sentem desafiados a procurar uma solução sugere-se algumas linhas de comando prontas a fim de perceberem como a tartaruga é orientada.

Antes de criar seu primeiro programa, o aluno já estava familiarizado com alguns conceitos matemáticos essenciais à utilização da linguagem Logo, como a capacidade de identificar os principais ângulos compreendidos em uma volta completa (360º). Também, noções de medida e de utilização de unidades também se fazem necessárias, pois o resultado gráfico dos movimentos da tartaruga na tela estarão todos alicerçados nesses conhecimentos.
Só então os comandos foram apresentados. A apresentação de cada comando ocorreu pela necessidade de realização de alguma tarefa ou para simplificação de determinada rotina. O último desafio foi a criação de rosáceas ou mandalas.
Matemática – Lógica – Informática.
-Linguagem Logo – Kturtle
Avaliação:
 O projeto foi significativo quanto ao conhecimento de lógica de programação, dando significado aos  conhecimentos de geometria.
Os alunos sentiram-se desafiados a tentar buscar soluções para os problemas que surgiam.
Um dos pontos mais positivos foi a grande motivação dos alunos.

Site:
blog da Escola:


Passeios realizados pelos alunos, também trabalhados no LIE
Orquestra de Sopros

             No dia 05 de abril de 2010 o turno da tarde da nossa Escola foi assistir a Orquestra Municipal de Sopros na Casa da Cultura, Teatro Municipal Pedro Parenti. Foram 4 ônibus com todos nossos alunos, do 1º ano até o 5º ano. Os alunos estavam ansiosos, a grande maioria nunca tinha assistido a um espetáculo da Orquestra.
As cortinas estavam fechadas. A orquestra ensaiava. Gritaria, as crianças se ajeitando, mais escolas chegando...
As luzes foram baixando e o foco de luz iluminou a apresentadora do Concerto Didático.
O Maestro, Gilberto Salvagni apresentou todos os músicos, por ordem das famílias dos instrumentos: Madeiras, metais e percussão.
Cada familia de instrumentos tocou um pedacinho de música clássica.
O maestro explicou sobre a regência e o uso da batuta, cantamos forte ou fraco, conforme o movimento da batuta.
Ouvimos um pouco sobre a história da música e o surgimento das orquestras. Período Barroco,Período Clássico, Romântico e do século XX.
Ouvimos também Heitor Villa Lobos, os alunos se encantaram ouvindo o som de trem da orquestra. Os voluntários que subiram no palco para responder as perguntas eram todos da nossa escola, ganharam flautas.
Esse trabalho vai continuar em sala de aula e no LIE.



MUSEU MUNICIPAL

            A partir desse mês iniciamos os passeios ao Museu Municipal de Caxias do Sul. As visitas são monitoradas. Dentro do Projeto de Educação Patrimonial, os alunos assistirão a um vídeo sobre nossa cidade, farão a visita monitorada, na qual conhecerão o acervo permanente e a sala de exposições temporárias.
Os passeios iniciaram com a turma do 3º ano B.

            O prédio do museu hoje foi residência da família Morandi-Otolini na década de 1880. Na época nossa cidade ainda não tinha calçamento. O prédio abrigou a Intendência de 1894 a 1974-, que se chamou mais tarde de Prefeitura Municipal.
Em 1975 foi instalado o Museu Municipal. O museu tinha sido criado em 1947, mas estava desativado e com pequeno acervo. Por meio de doações da comunidade, hoje conta com mais de 8.000 peças inventariadas e tombadas.
No museu podemos conhecer um pouco sobre como era a vida da nossa colônia, a partir de 1875 com a imigração italiana.
Podemos conhecer um pouco sobre as profissões, através das ferramentas e equipamentos de trabalho. Podemos conhecer também a vida doméstica, a religiosidade, o lazer e o artesanato.
São seis salas de exposição permanente e um sala de exposições temporárias e uma sala de exibição de vídeos .

MATO SARTORI

            No dia dia 24 de junho iniciaram os passeios ao Mato Sartori pelos alunos da tarde. A primeira turma foi o segundo ano A. Duas guias monitoraram o passeio de estudo pela mata.
Quem diria que nossa cidade, tão industrializada conseguiu preservar 6,6 hectares de mata nativa, em pleno centro. É o que sobrou da flora nativa, uma partezinha do que seria nossa cidade nos seus primórdios. Mata de Araucária ( Floresta Ombrófica Mista) com diversas espécies.
Ao redor dessa área foi construida uma via de acesso, onde a Guarda Municipal pode circular, garantindo a segurança, além de câmeras de vídeo em toda a sua extensão.
 
 Na entrada há um Centro Administrativo com sala de exposição, com mostras de espécimes da flora do parque, maquete do parque e sala para apresentar vídeo explicativo. No interior há três trilhas de dificuldades diferentes. alunos ficaram encantados com mata!



Trilha dos Pinheiros:
É a maior trilha do Parque. Em torno de 1.090 metros. A maior atração é o Observatório, com 20 metros de altura.
Trilha da Pinguela:
São 180 metros, mas com dificuldade, pois há subidas e descidas íngremes. Passa-se pela pinguela, de 15 metros de extensão, onde se avista a Cascata e pelo Mirante, com 12 metros de altura, onde se tem uma vista do Parque e da cidade.
Trilha do Carrapicho:
São 200 metros de trilha e a maior atração é a árvore carrapicho, a maior do parque, com passeio suspenso.




1º Mostra do Conhecimento e 3ª Mostra de Ciências

Sustentabilidade Pessoal e Planetária” A Busca do Equilibrio
Data: 06/11/2010
Objetivos: Desenvolver na comunidade escolar, o sentimento de Sustentabilidade Pessoal e Familiar para compreender o contexto planetário e a responsabilidade de cada um para o benefício do todo.
Partindo do principio de Gaia, enfocando o princípio de que o Planeta Terra é um grande organismo vivo, com suas interelações e interdependência, desenvolver na comunidade o respeito pela históira pessoal e familiar, promovendo a formação de identidade para desenvolver vínculo com a comunidade em que cada um vive , ligando o ser com o planeta que supre suas necessidades para a manutenção da vida. Cientes de que apenas é possível respeitar o que se conhece, buscar na história familiar a valorização pessoal, desenvolvendo a auto-estima e fortalencendo vínculos familiares, promover a saúde pessoal e coletiva. Promover mudança de comportamento pessoal e social, alertando para os processos de produção e consumo, partindo do pessoal para o âmbito planetário, visando criar conscência e mudança de atitudes, abordando valores pessoais, familiares, saúde física emocional, mental e espiritualidade, visando qualidade de vida.
Compreender a eminẽncia da globalização e suas implicações na vida pessoal e coletiva.
Promover a interdisciplinaridade, através das abordagens de cada componente curricular, visando contemplar a unidade do saber, em detrimento a fragmentação e dispersão do conhecimento universal.

Texto- Base

“Quanto mais cedo reconhecermos e reespeitarmos Gaia, como um ser vivo auto-organizado incrivelmente complexo, mais cedo adquiriremos a humildade suficente para deixar de acreditar que sabemos como administrar a Terra. Se continaurmos no curso atual, apegados à crenças em nossa capacidade de controlar a Terra, embora sabendo tão pouco sobre ela, nossa interferência desastrosamente estúpida em seus assuntos não matará o planeta, como muitas pessoas pensam, mas, com toda a probabilidade, nos matará como espécie” (Sahtouris, 1998, pg. 75)


Conclusão Final
   Nosso maior objetivo é integrar o Laboratório de Informática aos conteúdos disciplinares auxiliando no processo de construção de conhecimento. Esse ano foi muito positivo quanto a qualidade de nossos trabalhos. Prova disso foram dois trabalhos selecionados para serem apresentados no Seminário Interno da Rede Municipal de Educação. Muitos outros trabalhos podiam ter participado dos relatos também, tal foi a qualidade deste ano. No entanto, pelo número de turmas que temos a tarde, poderíamos ter utilizado mais o Laboratório de Informática. Este ano optamos por horários agendados a partir do 3º ano.
Pontos positivos:  Os professores melhoraram a qualidade das aulas procurando sempre ligar as aulas de informática com a sala de aula;  Com o agendamento podia-se marcar vários horários na mesma semana, o que facilitou o término dos projetos, ou atividades em menos tempo;

Pontos Negativos:  Algumas turmas se engajaram menos com o Laboratório de Informática, ficando muito tempo sem vir; - Alguns professores ainda não conseguem maneiras de integrar o Laboratório de Informática com os conteúdos de sala de aula, deixando de lado uma parceria que só seria positiva. Quanto aos planejamentos, foram bem positivos no primeiro semestre, pois me encontrava com os professores nas reuniões da Coordenação Pedagógica para planejar no final dos projetos, não tendo necessidade de participar das reuniões semanalmente. O segundo semestre ficou um pouco mais restrito, pois tivemos nossa coordenadora afastada por motivo de doença, mas sempre foram feitos, sem a presença da coordenadora.
 Finalizamos o ano com a autonomia na parte técnica dos computadores, nossa escola optou pela RM Informática. Os computadores antigos foram limpos e uma CPU está no concerto. Os 10 computadores do Projeto Proinfo estão customizados com o Educacional 3, mas não estão acessando a pasta pública a partir do último mês. Esperamos sanar esse problema no inicio do próximo ano.

  
 Gráfico da Assiduidade das turmas no LIE no ano letivo de 2010

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